A renovação de contratos do Financiamento Estudantil (Fies) iniciados em dezembro de 2017 ou anteriores, foram prorrogados até o dia 31 de dezembro, de acordo com o Diário Oficial da União (DOU), desta quinta-feira (3).
A medida vale para renovação simplificada, que pode ser feita pela internet, ou não simplificada, em que o estudante precise levar alguma documentação ao banco, a exemplo de mudar informação do contrato.
:: Nova regra de acesso ao Fies passa a valer a partir de 2022 ::
Os contratos do Novo Fies, que foi implementado a partir de 2018, não passam por esse modelo de renovação e têm prazos definidos pela Caixa Econômica Federal.
Renegociação de dívidas
Os estudantes com débitos até o segundo semestre de 2017 poderão ser contemplados com a renegociação de contratos, desde que estejam vencidos e não pagos até a data de 10 de julho de 2020.
A medida estava prevista na Lei nº 14.024/2020, sancionada em julho, que suspendeu os pagamentos das parcelas do Fies em razão da pandemia do novo coronavírus até dezembro. A nova resolução regulamenta os métodos da renegociação.
:: Universidades particulares demitem professores em massa e lotam salas virtuais ::
A adesão ao programa poderá ser solicitada ao banco até 31 de dezembro e será efetuada por meio de termo aditivo ao contrato de financiamento assinado eletronicamente.
Os estudantes que acessam o Fies poderão pagar a dívida integralmente, em parcela única, com redução de 100% nos juros e nas multas. O pagamento para quem optar por essa modalidade deverá ser feito até o último dia deste ano.
Edição: Daniel Lamir