Descontrole

Total de contaminados pela covid no Brasil chega a 6,9 milhões

Em 24 horas foram confirmados mais de 25 mil novos pacientes; óbitos ultrapassam 181 mil

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Número de pacientes em acompanhamento no Brasil aumentou quase 200 mil em 15 dias. - Silvio Avila/ AFP

Crescendo em velocidade cada vez maior há mais de um mês, a covid-19 já infectou 6.927.145 no Brasil. De acordo com números do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), somente nas 24 horas entre domingo (13) e segunda-feira (14), foram registrados 25.193 novos casos da doença. 

A média móvel de contaminados -- soma de todos os casos dos últimos sete dias, dividida por sete -- se mantém acima de 40 mil há mais de dez dias.

Ainda segundo o Conass, o novo coronavírus já causou a morte de 181.835 pessoas no país. Em um dia, houve o registro de 433 óbitos.

Mais da metade dos casos fatais se concentram em cinco estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará e Pernambuco. No entanto, a tendência de crescimento é observada em praticamente todas as regiões brasileiras.

Leia também: Covid: Com mais de 300 mil infectados na semana, Brasil volta ao pior nível da crise

O número de pacientes em observação deu um salto nas últimas duas semanas. Dados coletados no sistema do Ministério da Saúde mostravam que no último dia 29 havia  563.789 pessoas nessa condição no Brasil. Nesta segunda-feira (14), o total chegava a quase 740 mil. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cinco estados têm mais 80% dos leitos de UTI ocupados.

Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19 alerta que oito capitais estão com taxas de ocupação superiores a 80%: Macapá (92,5%), Fortaleza (86,4%), Recife (83,3%), Vitória (84,9%), Rio de Janeiro (92%), Curitiba (92%), Florianópolis (90,4%) e Campo Grande (100%). Os índices são preocupantes também em Manaus (76%) e Salvador (77%). 

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”. 

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Leandro Melito