Perda de soberania

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 17 de dezembro de 2020

Projeto que facilita compra de terras por estrangeiros é ameaça para criação de novos assentamentos rurais, diz senador

Ouça o áudio:

Vista aérea de uma plantação de soja perto de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso - 6 de agosto de 2020 - CARL DE SOUZA / AFP

O Projeto de Lei (PL) 2.963/2019, que aumenta o limite para compra de terras no país por parte de estrangeiros, foi aprovado pelo Senado na última terça (15). "Esse projeto, ao propor 25% da venda do território de cada município para estrangeiros, está tirando a possibilidade de a gente fazer novos assentamentos, fazer divisão de grandes áreas para assentar famílias de trabalhadores rurais sem terra, Brasil afora; e onde houve assentamento houve uma melhoria das condições econômicas regionais", avaliou o senador Rogério Carvalho (PT-SE), líder do PT no Senado Federal, em entrevista ao vivo no Jornal Brasil Atual.

Confira também no jornal, reportagem sobre a preocupação de especialistas da área da saúde e do meio ambiente de que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) regularize as operações de transbordo de navio para navio na Baixada Santista. 

Caso as ações sejam liberadas, empresas poderão transportar petróleo e seus derivados, gás natural, biocombustíveis e outros materiais inflamáveis entre navios, por meio de tubulações. A opinião dos especialistas é que esse tipo de operação é altamente perigosa.

Os navios ficariam atracados em um terminal, com tanques capazes de transportar 85 mil toneladas de gás liquefeito e outros vaporizadores. Em caso de explosão, os resultados seriam devastadores. 

De acordo com o professor, químico e ambientalista Élio Lopes dos Santos, mestre em Engenharia Urbana, o empreendimento é um risco enorme para a região da Baixada Santista, já que esses navios podem se transformar em verdadeiras bombas.

Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos