A Coalizão Negra por Direitos, junto com diversas outras entidades e organizações de defesa dos direitos humanos, do movimento negro e de frentes religiosas se unem no próximo domingo (20), em um evento online para dar início a um chamamento público contra o racismo.
O ato ecumênico Minha Fé é Antirracista - em Defesa de Todas as Vidas Negras não busca apenas exigir justiça pelo assassinato de Beto Freitas por seguranças do Carrefour, mas também convocar a sociedade a firmar um compromisso antirracista.
De acordo com a socióloga Winnie Bueno, articuladora da Coalizão Negra por Direitos, que encabeça o movimento, a morte de João Alberto não pode se tornar apenas uma indignação episódica.
Segundo ela, esse caso e tantos outros que ainda ocorrem nas grandes capitais brasileiras devem ser lembrados como uma das faces mais concretas da desumanização e extermínio da população negra.
Para a advogada Denise Dora, diretora executiva da Artigo 19, organização não-governamental de defesa dos direitos humanos, 2020 foi um ano importante para o debate antirracista.
Segundo Denise, o ato deste domingo marca o início de uma série de mobilizações mensais, que vão acontecer durante todo o ano de 2021, sempre no dia 20 e envolvendo diferentes setores da sociedade brasileira na construção de um país mais igualitário.
A transmissão do ato acontece pelas redes sociais da Coalizão Negra por Direitos, a partir das 11 horas da manhã. O evento pode ser acessado pelos links facebook.com/coalizaonegra ou twitter.com/coalizaonegra.
Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos