Sem a participação do governador João Doria (PSDB), que saiu de férias, o Comitê de Contingência do Coronavírus anunciou nesta terça-feira (22), que todo o estado de São Paulo terá uma fase vermelha temporária, nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1°, 2 e 3 de janeiro.
Nesses dias, só os serviços essenciais poderão funcionar. Fora deles, segue valendo a atual fase amarela, menos restritiva.
A expectativa do governo Doria é que isso seja suficiente para desacelerar a proliferação do novo coronavírus, diminuindo o número de novos casos, internações e mortes, que vem aumentando gravemente nas últimas quatro semanas.
Especialistas em saúde, no entanto, duvidam da eficiência da medida.
O estado de São Paulo registrou 50.596 novos casos e 1.108 mortes causadas pela covid-19 na semana de 13 a 19 de dezembro.
O crescimento do número de novos casos chegou a 55% e o de mortes a 41% no último mês. A taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva (UTI) está em 61,9% no estado.
Apesar da piora na situação, Doria tem evitado intensificar as medidas da quarentena. Tanto que ontem seria o dia para anunciar as medidas sobre a pandemia, mas o anúncio foi adiado para preservar a imagem do governador.
Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos