TEMPO CERTO

Programa Bem Viver apresenta campanha de incentivo ao parto natural

Altos índices de busca por parto cesariana preocupa profissionais e especialistas do setor

Ouça o áudio:

A Agência Nacional da Saúde (ANS) reforça os benefícios do parto natural - Freepik
Quanto ao nascimento, a taxa no Brasil é de mais de 55% através de partos cirúrgicos

O programa Bem Viver desta quarta-feira (23) aborda os benefícios do parto natural, tema da campanha "A hora do bebê: pelo direito de nascer no tempo certo", lançada pela Agência Nacional da Saúde (ANS).

A iniciativa foi criada em decorrência da alta procura por parto cirúrgico, antecipando o nascimento da criança. A cesariana é indicada para casos específicos, como quando há impossibilidade do nascimento por parto natural.

:: Sexo na gravidez é seguro para bebê? ::

A ginecologista especialista em reprodução humana assistida, Manuela Porto, reforça as vantagens de esperar pelo parto natural.

"A mãe desenvolve menos riscos de ter uma infecção, de ter uma trombose. Para o bebê, ele tem mais facilidade para respirar, ele nasce no tempo certo e é mais ativo", compara a médica.

:: Meliponário contribui com biodiversidade em Angra dos Reis (RJ) ::

Já no quadro Alimento é Saúde, o programa destaca que as condições climáticas do Brasil favorecem a produção de mel. A substância produzida pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores, pode ser utilizada na dieta como adoçante natural, geleia real e própolis. Além disso, serve para medicina natural e cosméticos, podendo ser produzindo tanto em áreas rurais quanto urbanas, a partir de alguns requisitos. 

:: Governo do RS quer liberar agrotóxicos proibidos em regime de urgência ::

A campanha Mãos Solidárias também entra na pauta do Bem Viver. A iniciativa teve início em março e suas ações ampliaram-se ao mesmo tempo da intensificação da pandemia no país. Além da distribuição de alimentos agroecológicos nas periferias, foram realizadas formações de agentes populares de saúde e distribuição de máscaras.

Para você saber mais sobre essa iniciativa, o programa bate um papo com Paulo Mansan, coordenador geral da campanha e dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) em Pernambuco. 

:: Fatos Curiosos da História | De onde surgiu Papai Noel? ::

Nesta edição você ainda confere técnicas de relaxamento para aliviar sensações como ansiedade e stress. A única exigência para o método é se concentrar na respiração. Uma dessas práticas que vem ganhando destaque pelo mundo é a Mindfulness, que visa deixar o indivíduo ciente do seu próprio corpo a fim de promover paz e concentração.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

Edição: Daniel Lamir