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Energia ainda oscila próximo a Teresina, que viveu apagão na virada de ano

Temporal deixou 71 mil unidades sem energia, e falta de assistência chegou a três dias em algumas regiões

Brasil de Fato | Imperatriz (MA) |

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Temporal atingiu Teresina na noite de réveillon e derrubou mais de 200 árvores - Reprodução

Apesar de a responsável pelo fornecimento de energia elétrica do Piauí ter decretado o fim do apagão que durou mais de três dias em Teresina, moradores relatam que algumas regiões ainda sofrem com oscilações.

Esse é o caso de Nazária, município localizado a 30km de Teresina. Após o reabastecimento na capital, os moradores de pequenos municípios e povoados da zona rural continuaram sem energia.

“A energia ainda está oscilando. Ontem mesmo a gente passou uma hora, mais ou menos, ou quase isso, sem energia. E hoje ficamos também uns trinta minutos sem energia”, detalha a estudante Débora Veloso, que mora a 7km de Nazária.

Em nota ao Brasil de Fato, a concessionária Equatorial Energia Piauí informa que “as reclamações de fornecimento na região de Nazária não tiveram relação com o evento do dia 31/12 e já foram tratadas”. E ainda, que “no momento não há registro de pendência de atendimento”.

Na tarde desta segunda-feira (4), um grupo de moradores ateou fogo em pneus e usaram galhos e pedras para bloquear a PI-130. Após a manifestação, o serviço foi reestabelecido, mas mantém oscilações.


Protesto em Nazária reuniu moradores indignados com a falta de energia, que já chegava a cinco dias de duração / Reprodução

Demora e prejuízos

Um temporal com fortes ventos e raios causou a derrubada de mais de 200 árvores de grande porte em Teresina, o que, segundo a concessionária de energia, provocou a queda de postes e cruzetas e danificou os condutores, deixando mais de 71 mil unidades consumidoras sem energia em 31 de dezembro, por volta das 20h.

Em meio aos preparativos para a virada de ano, como a tradicional ceia em família, os moradores foram surpreendidos com a súbita falta de energia, como aconteceu na casa da senhora Ampara Veloso, mãe da Design de Eventos Maiçá Chaves.

“Nós nunca tínhamos passado por algo assim. Na casa da minha mãe foram mais de 72 horas sem energia. A energia faltou no dia 31 de dezembro e foi retomada somente do dia 3 para o dia 4. Na noite de réveillon, quando faltou, estávamos na casa da minha mãe para uma ceia de virada de ano”, conta Maiçá.


O forte vendo derrubou várias árvores e outdoors próximos à fiação elétrica / Arquivo pessoal

Em isolamento social desde o início da pandemia, nos últimos meses a senhora Ampara Veloso mantinha contato apenas com as filhas, com quem teria um reencontro na noite de réveillon. No entanto, não houve ceia e todos os alimentos da geladeira foram estragados.

“Um ano que já foi tão problemático, tão cheio de coisas... A minha mãe estava completamente isolada, o contato que está tendo é só com nós, filhas, e só passamos a andar na casa dela com cinco meses de pandemia. Tudo de geladeira dela se estragou, absolutamente tudo. Carne, frios, tudo o que ela tinha dentro de geladeira foi estragado”

Débora Veloso, de Nazária, também viu a família perder todos os alimentos da geladeira, enquanto amigos perderam eletrodomésticos e ficaram ainda sem o abastecimento de água.

“Na minha casa mesmo, não queimou nada porque não ficou os cinco dias sem energia, mas na casa de um amigo, eles perderam a geladeira e ficaram, consequentemente, os cinco dias sem água também”.

Sobre a demora, a concessionária explica que, “em função da gravidade dos danos causados ao sistema elétrico, os trabalhos de recuperação tiveram alta complexidade e tempo de recomposição maior. Diferentemente do atendimento emergencial em condições típicas, nesta situação houve a necessidade de reconstrução da infraestrutura de redes que foram destruídas”.

Explicações

Em nota, a Equatorial Energia informou ainda ao Brasil de Fato que, “desde o início da ocorrência, cerca de 300 colaborares foram mobilizados para atendimento emergencial em campo e recuperação da elétrica na capital, trabalhando em tempo integral”.

Contudo, já em nota à imprensa divulgada nesta terça-feira (5), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) cobra maiores explicações da Equatorial Energia Piauí, fornecendo o prazo de até a próxima segunda-feira (11) para que a distribuidora informe a quantidade de consumidores afetados, os equipamentos impactados da rede de distribuição, a quantidade de equipes emergenciais disponibilizadas para atendimento às ocorrências, a adequada comunicação com os consumidores, entre outros pontos.

Para ressarcimentos e registro de falta de energia, a concessionária informa que os canais de atendimento são a Central 0800 086 0800, o site e o aplicativo, além da atendente virtual da distribuidora, que atende pelo whatsapp (86) 3228-8200.

Edição: Camila Maciel