“O que está acontecendo em Manaus é um projeto de destruição nacional”
O caos humanitário e sanitário que se instalou em Manaus, segundo o jornalista Rodrigo Vianna, é “um projeto de destruição nacional” comandado pelo governo Bolsonaro. A falta de oxigênio e o avanço da covid-19 no Amazonas está entre os temas desta edição do programa Tempero da Notícia.
No programa, Vianna lembra de outra crise gerada pelo governo Bolsonaro: a econômica. Com o anúncio da Ford, de que encerrará suas operações fabris no Brasil, mais de 5 mil pessoas deverão perder seus postos de trabalho. Há quem defenda, afirma Vianna, que as plantas da Ford na Bahia, no Ceará e em São Paulo, sejam estatizadas e abriguem produções para manter os empregos.
Entre os temas internacionais, o segundo impeachment de Donald Trump. O quase ex-presidente estadunidense passou por mais um processo de impedimento na Câmara dos Representantes, nosso equivalente à Câmara dos Deputados, e entrou para a história como o único mandatário a sofrer dois processos.
“Será um prenúncio para que finalmente a Câmara prossiga com um pedido de impeachment de Bolsonaro também?”, questiona o jornalista. Voltando ao Brasil, o responsável por encaminhar os pedidos de impedimento do presidente da República no país, caiu na “Panela de Pressão” desta semana: Rodrigo Maia, o presidente da Câmara dos Deputados.
Para Vianna, a pressão sobre Maia, para que os mais de 60 pedidos de impeachment contra Bolsonaro possam ir ao plenário da Câmara, deve aumentar nos próximos dias.
E ainda nesta edição, uma dica de série: “Hitler's Circle of Evil” (Círculo do Mal de Hitler), que está na plataforma Netflix e aborda os perfis e papéis dos principais personagens do nazismo.
O programa vai ao ar todo sábado, às 11h, no canal do Youtube. Com duração de 12 minutos, o Tempero da Notícia também é veiculado pela TVT em dois horários: às 10h45 aos sábados e 17h45 aos domingos. São Paulo pode acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários de sábado e domingo.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: Mauro Ramos