A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi marcada por aglomerações e desrespeito às normas sanitárias para prevenir a disseminação da covid-19. Após concluírem a prova, neste domingo (17), milhares de estudantes foram às redes sociais para denunciar que o distanciamento social não foi respeitado em seus locais de prova.
Os relatos mais comuns, sobre vários locais diferentes pelo Brasil, indicam que: a distância entre as mesas dos candidatos era menor que o recomendável; não havia álcool em gel disponível na entrada de todas as salas de aula; algumas salas sequer tinham janelas.
Problemas gerais de organização também foram relatados. Durante a tarde, a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) alertou para casos de estudantes, em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, que não puderam fazer as provas porque os locais de prova já estavam lotados. Nesses casos, os candidatos foram informados de que farão a prova nos dias 23 e 24 de fevereiro, mesma data prevista para aplicação do exame no Amazonas, onde a realização foi adiada em função do colapso sanitário da última semana.
É um ABSURDO o estudante sair de casa para realizar o #Enem2020 e não fazer a prova por conta da lotação dos locais. https://t.co/HizlUdUAeA
— União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (@ubesoficial) January 17, 2021
Para se ter uma ideia de como as reclamações eram recorrentes, na rede social Twitter, houve pelo menos 5 postagens por minuto com menções às palavras Enem e distanciamento, no final da tarde deste domingo. Centenas de candidatos chamaram atenção para o fato de que, em seus locais de prova, o distanciamento só foi garantido porque parte significativa dos candidatos não compareceu, deixando as salas parcialmente vazias.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, ainda não se pronunciou sobre as reclamações nem divulgou quantos dos 5,7 milhões de inscritos compareceram para realização da prova. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, visitou um dos locais de prova e informou apenas que a pasta teve conhecimento dos relatos e vai "averiguar" a situação.
A primeira etapa do Enem foi realizada em plena segunda onda da covid-19, em que o Brasil registra as piores médias de mortes desde agosto.
O Brasil de Fato selecionou, em um intervalo de cinco minutos, alguns relatos que mostram por que entidades como a União Nacional de Estudantes (UNE) e a Ubes tentaram, até a última hora, adiar a aplicação das provas.
Confira:
Organização ótima do Enem, covid pego com certeza.
— Kaylane (@Kaylane71160116) January 17, 2021
Sem distanciamento sem social, sala lotada, nem temperatura foi medida. Satisfação em ser brasileira
Acabei de fazer o ENEM. Como era de se esperar as salas estavam cheias, não havia distanciamento social. Também teve forte números de faltas.
— Guilherme Santana 🏠 (@Guilhersantanap) January 17, 2021
Maio 2020: Enem adiado pra janeiro de 2021 por conta do covid-19
— 𝓛𝓪𝓻𝔂𝓼𝓼𝓪 (@laarylbs) January 17, 2021
Janeiro 2021: nenhum álcool em gel nas entradas das salas e ninguém medindo a temperatura,salas minúsculas com 40 pessoas dentro sem o distanciamento necessário
Resumo do ENEM ( onde eu fiz)
— Babs :): (@BrbaraBueno11) January 17, 2021
- a prova era pra começar 13:30, começou 14:05;
- distanciamento social? Não tivemos, sala tava lotada;
- Pessoas tirando a máscara pra comer/beber água a hora que queriam.
Foi ✨ótimo✨
Tinha um distanciamento na prova do ENEM tão bom que eu sentia o ventinho da respiração da menina do meu lado
— Vila da Jennifer Lopez (@biel_darosa) January 17, 2021
se eu não peguei covid nesse enem eu não pego nunca mais, não tinha a porra de uma janela na minha sala e isso sem falar que tava cheia e sem distanciamento
— manon (@juliana_morteni) January 17, 2021
Na minha sala do ENEM, não havia distanciamento entre alunos. Nossas carteiras estavam grudadas praticamente, a lotação da sala não foi reduzida nem de longe. Me senti extremamente desconfortável e provavelmente fui pior na prova só pelo estresse. Inep de merda
— Bea 🇵🇸 (@starman_in_sky) January 17, 2021
Sobre o Enem:
— Thábata Lobato (@Thabatalobatoo) January 17, 2021
- Tema da redação maravilhoso e necessário.
- Só rolou distanciamento na minha sala, pq 15 pessoas faltaram, se não fosse isso, não teria distanciamento nenhum.
Eu fiz tão certinho de não ter ido fazer o ENEM, porque cada relato de sala lotada e sem nenhum distanciamento e tenho 200% de certeza que teve um sem noção que foi fazer a prova sintomático
— marcelinha (@mahpedrassoli) January 17, 2021
Mano, minha sala do enem tinha 45 pessoas. Não teve distanciamento nenhum. A inspetora de sala ficou com a MÁSCARA ABAIXADA a prova toda!
— tata (@TataKpop4) January 17, 2021
Edição: José Eduardo Bernardes