Depois de o estado de São Paulo aplicar as primeiras doses da vacina CoronaVac no domingo (17), mesmo dia de sua aprovação emergencial pela Anvisa, outros estados, prefeituras e o governo federal entraram na corrida para a distribuição do imunizante ao redor do Brasil.
:: Instituto Butantan começa distribuição de 6 milhões de vacinas Coronavac para estados ::
No Paraná, a primeira aplicação da vacina está prevista para esta segunda-feira (18), no Hospital do Trabalhador, em Curitiba. Feita de maneira aparentemente improvisada, o lançamento foi anunciado, mas até o começo desta tarde a secretaria de Comunicação, de Saúde e o próprio Hospital não tinham detalhes de como ocorreria, nem confirmavam o início da imunização.
Caso comece mesmo nesta segunda-feira em Curitiba, as 265 mil doses previstas nesta primeira fase devem ser distribuídas por todo o estado em seguida. No total, essas vacinas serão suficientes para a aplicação em cerca de 2,3% da população do estado. Curitiba e outras cidades também pretendem vacinar, com doses próprias ou enviadas pelo governo federal, a partir de quarta-feira (20).
:: Quantidade de vacinas distribuídas aos estados deve durar três dias, diz especialista ::
Planos de vacinação
Tanto a capital, como o estado do Paraná publicaram nos últimos dias seus planos de vacinação, que podem ser conferidos nas suas respectivas páginas na internet. Como regra geral, serão vacinadas primeiramente pessoas ligadas à área da saúde, idosos e população indígena.