A seriguela é mais comum na região Nordeste do Brasil e por lá, ela é utilizada de doces a drinques
Uma frutinha de formato arredondado, de cor amarelada e que, às vezes, também pode ter tons de vermelho ou laranja. Ela é conhecida por diferentes nomes, como seriguela, siriguela, ameixa da Espanha ou cajá vermelho.
Por um lado, não é possível definir uma única nomenclatura da fruta. Mas, por outro, é certo definir que a seriguela é fonte de diferentes nutrientes, que ajudam na promoção da saúde.
:: Que tal uma salada de frutas para aproveitar a temporada de mangas ? ::
A nutricionista especializada em alimentação vegetariana e nutrição esportiva, Marcela Worcemann afirma que o carboidrato presente na seriguela fornece energia para as atividades do dia a dia.
“Em 100 gramas mais ou menos de seriguela, a gente tem cerca de 75 calorias, então, no café da manhã é legal para começar o dia com mais energia ou, às vezes, próximo ao treino, também para dar energia são boas opções para consumir essa fruta”, detalha.
:: Como saber se determinado alimento é saudável ou não? ::
Outro nutriente muito importante e necessário para a manutenção da nossa saúde é o betacaroteno. Marcela explica que essa substância ajuda a prevenir o envelhecimento precoce das células e está presente na maioria das frutas e legumes de cor amarela e laranja.
“Isso impacta o nosso corpo de diversas formas. Isso ajuda a gente, tanto pensando na parte estética, então, o betacaroteno para a pele é bem legal, a gente sabe que ele protege contra os raios ultravioletas mais nocivos”, ressalta.
A nutricionista lembra que a vitamina C também é um antioxidante presente na seriguela e, para além dos benefícios na aparência, ele também ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico.
:: Os nutrientes escondidos da beterraba ::
E quando se pensa nas formas de consumo desse pequeno alimento, são muitas as opções. Graças ao seu sabor levemente adocicado e que também pode ter um toque ácido, ele vai bem em diferentes preparações.
Marcela conta que a seriguela é mais comum na região Nordeste do Brasil e por lá, ela é utilizada de doces a drinques.
“Uma das formas mais tradicionais é suco, em drinques também, lá no Nordeste faz bastante caipirinha de seriguela, por exemplo. Ela é muito usada em doce tipo compota, geleia”, exemplifica.
:: Limão, própolis, cúrcuma e gengibre: a poderosa mistura do shot da imunidade ::
Para aqueles que adoram um sabor agridoce, a nutricionista indica fazer um molho para saladas com a fruta. Uma boa dica é bater em um liquidificador a seriguela, vinho branco, açúcar e água, até conseguir uma mistura homogênea.
Transfira essa mistura para uma panela com os temperos de sua preferência, cozinhe até o molho ficar consistente e sirva.
Edição: Daniel Lamir