O Conselho Regional de Serviço Social da 4ª Região (CRESS-PE) encaminhou na última semana um ofício para a Secretaria de Saúde de Pernambuco solicitando que o Plano de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 em Pernambuco considere as/os assistentes sociais, atuantes em todos os serviços de saúde, assim como na política de assistência social, como grupos prioritários nos níveis municipal e estadual, respectivamente.
:: Receba notícias de Pernambuco no seu Whatsapp. Clique aqui ::
No documento, o conselho destaca a categoria como grupo fundamental no enfrentamento à covid-19, assim como para a manutenção da ordem pública, atuando junto a grupos de risco não apenas nos serviços de saúde, mas também nas unidades e serviços de assistência social nos municípios e no próprio estado, onde atende a populações em situação de vulnerabilidade social.
Além da categoria, o conselho reafirma a necessidade de garantia da vacinação para toda a população e a defesa do Sistema Único de Saúde – SUS, entendendo que o acesso universal, público e gratuito à vacinação hoje apresenta-se como meio fundamental de redução e controle do contágio pela doença e prevenção de novos óbitos. O ofício pode ser lido na íntegra no site do CRESS-PE.