Dentro da programação do Fórum Social Mundial, o Fórum Popular da Natureza (FPN), realizou um debate, nesta quinta-feira (28), sobre ecossocialismo e transição ecológica como alternativas para a preservação do planeta.
Para o deputado federal e secretário de meio ambiente do Partido dos Trabalhadores (PT), Nilto Tatto, que integrou a mesa de convidados do FPN, para haver uma transição ecológica "é necessário trabalhar sobre duas frentes de forma simultânea: a diminuição da redução de dióxido de carbono e o combate da desigualdade social". Assista a mesa de conferência do Fórum Popular da Natureza, aqui.
O jornal também traz reportagem sobre relatório lançado pelo Instituto de Pesquisa WRI Brasil, nesta quinta-feira, intitulado "O Estado da Qualidade do Ar no Brasil". Segundo a entidade, o Brasil possui uma política nacional de controle da poluição do ar que não é implementada, tem fragilidades jurídicas e não conta com um cronograma claro de redução dos poluentes.
Por conta disso, cerca de 50 mil brasileiros morrem todos os anos em decorrência de doenças que são causadas diretamente pela poluição do ar.
O trabalho aponta ainda que a má qualidade do ar é, atualmente, o segundo maior perigo ambiental global à vida humana, perdendo apenas para a Covid-19.
Walter di Simoni, coordenador técnico do estudo, aponta que o objetivo do relatório é mostrar um panorama completo da situação da qualidade do ar em todo o País e ajudar a sociedade e políticos a criar formas de combater o problema.
Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima.
*Com informações de Larissa Bohrer e Danilo Reenlsober.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos