O Hospital Geral de Itapecerica da Serra, o único da região, que atende também a população dos municípios vizinhos Embu-Guaçu, Embu das Artes, São Lourenço e Juquitiba corre risco de ter o Pronto Socorro fechado.
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que responde pelo Hospital, pretendia fechar o Pronto Socorro nesta segunda- feira (1º). Por conta da pressão feita pela população a decisão foi prorrogada para o dia 1º de abril.
Segundo a Secretaria, o fechamento do Pronto Socorro será necessário para priorizar o atendimento de casos graves e gravíssimos no Hospital Geral de Itapecerica da Serra.
O hospital público tem sua administração terceirizada e atende anualmente 90 mil pessoas da região. Elisiário Maximos, morador antigo do município comenta que a cidade não possui outros meios de atendimento, como hospital 24 horas ou particular, e que a população depende do Hospital Geral.
Segundo Elisiário, a única unidade de Pronto Socorro Municipal é carente de recursos e seu próprio pai não pôde ser atendido por falta de condições.
O deputado estadual de São Paulo, Enio Tatto (PT), protocolou oficio questionando a decisão. Segundo Tatto, o único hospital da região é de suma importância, uma vez que atende também as vítimas de acidentes da BR 116.
Em nota, a Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo afirmou que em comum acordo com a Prefeitura de Itapecerica da Serra foi definido o processo de redirecionamento de quadros leves do Pronto Socorro do Hospital Geral para serviços da rede primária de saúde, para poder priorizar o atendimento a casos graves e gravíssimos no hospital; e que a Saúde municipal organizará sua rede para incorporar a demanda.
Confira os detalhes da reportagem e todos os destaques do dia no áudio acima.
*Com informações da repórter Larissa Bohrer.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos