As diferentes datas do calendário de vacinação contra a covid-19 têm gerado dúvidas sobre a ordem e as prioridades de vacinação. Isso porque cada estado brasileiro tem o seu próprio calendário de imunização. Soma-se a isso, a confusão causada pelas datas e notícias falsas divulgadas nas redes sociais.
:: O que se sabe sobre a nova cepa da covid-19 presente em seis estados brasileiros ::
O governo de São Paulo, por exemplo, informou que está circulando na internet um anúncio mentiroso de vacinação, com informações incorretas e antigas, que já não são mais válidas.
O aviso ainda traz um link de pré-cadastro antes de se vacinar, levando a população a cair em golpes. O governo de São Paulo também informou que não há a obrigatoriedade de cadastro para participar da campanha de vacinação.
:: Contra fake news, campanha "Abrace a Vacina” estimula população a aderir à imunização ::
O Ministério da Saúde chegou a publicar, em 14 de janeiro, uma nota sobre um golpe no qual o criminoso, identificando-se como um agente da pasta, ligava para a vítima para realizar um pré-cadastro para a vacinação, com o objetivo de obter informações pessoais. Em outro caso, os criminosos enviaram uma mensagem de texto com um link ou código para um cadastramento falso.
De acordo com a pasta, não existe nenhum agendamento ou cadastro de vacinação, sendo recomendado não fornecer dados e denunciar as tentativas de golpes às autoridades competentes.
:: Governo brasileiro anuncia que vai negociar vacinas da covid com Rússia e Índia ::
Portanto, em todos os casos, recomenda-se buscar informações de órgãos oficiais do Estado, como secretarias de saúde, sites oficiais das prefeituras e governos estaduais, contatos de unidades de saúde locais e afins.
Números da pandemia
Nesta quarta-feira (3), o Brasil registrou 56.002 novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O total de contaminados desde que o vírus foi registrado pela primeira vez ultrapassou 9,3 milhões.
Pela primeira vez em 25 dias, a média móvel de contaminados ficou abaixo de 50 mil. Ainda não é possível, no entanto, apontar qualquer tendência de queda nos números. O dado é calculado a partir da soma de todas as confirmações dos últimos sete dias, divididas por sete.
:: Quem são os defensores da cloroquina e ivermectina que foram vítimas da covid-19? ::
A média móvel de óbitos está acima de mil há quase quinze dias. O coronavírus já custou a vida de 227.563 pessoas em território nacional. Somente nas últimas 24 horas houve a confirmação de 1.254 casos fatais.
Edição: Daniel Lamir