A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), com o apoio de outros sindicatos e federações lançou no começo de fevereiro a campanha “Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso!”, para denunciar o desmonte escolar nas áreas rurais do país.
De acordo com o Censo Escolar, de 2014 a 2019 foram fechadas mais de 12 mil escolas rurais, entre as federais, estaduais, municipais e privadas. Uma média de 2 mil e 32 escolas por ano fecharam as portas.
Edjane Rodrigues, secretária de Políticas Sociais da Contag, afirma que a principal causa para o fechamento de escolas no campo é a Emenda Constitucional 95, que congela gastos públicos durante 20 anos.
Edjane afirma que um decreto publicado ainda no governo Dilma Rousseff proibia o fechamento das escolas nas áreas rurais, sem o consentimento da comunidade, mas que o que vem acontecendo é que os gestores municipais estão pressionando os moradores para fechar as escolas.
A campanha já organizou um ato online com a participação de diversas entidades, além da divulgação do Manifesto em Defesa das Escolas do Campo. O documento será entregue aos gestores municipais e estaduais, em paralelo a outros atos virtuais.
Confira todos os destaques no áudio acima.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos