Venenos

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 16 de fevereiro de 2021

Ministério Público do Trabalho inicia capacitação de servidores para melhorar proteção contra agrotóxicos

Ouça o áudio:

Ato realizado por 800 mulheres camponesas da Via Campesina, na sede da multinacional Bunge, uma das maiores fabricantes de agrotóxicos do mundo, em Luziânia (DF), em 2015 - Antonio Cruz/ Agência Brasil

Para ampliar estratégias de proteção aos trabalhadores expostos aos agrotóxicos, a Escola Superior do Ministério Público da União vai capacitar seus servidores, durante a primeira semana de março. O programa parte da análise técnica e legal dos riscos a que estão expostos os trabalhadores e as comunidades nos diferentes estágios da cadeia produtiva baseada nos agroquímicos. E segue pela discussão de propostas de enfrentamento do problema, seja no campo judicial e extrajudicial, inclusive com a possibilidade de atuação conjunta entre o Ministério Público Federal e dos estados.

“Na perspectiva trabalhista, ainda é incipiente a atuação em estratégias de defesa da saúde do trabalhador exposto aos agrotóxicos. O tema é complexo, desafiador e extremamente urgente. Mas há iniciativas pioneiras do Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a academia, que devem ser compartilhadas para nivelar conhecimentos e a troca de ideias visando a construção de novas possibilidades de atuação”, disse à RBA o procurador do Trabalho Leomar Daroncho.

Uma delas é a avaliação da contaminação ocupacional, ambiental e alimentar por agrotóxicos na Bacia do Juruena, no Mato Grosso. Afluente da margem esquerda do rio Tapajós, o Juruena corta o estado do Mato Grosso. Em suas águas não há mais peixes, apenas grandes concentrações de inseticidas, herbicidas e fungicidas usados nas lavouras de algodão em suas margens. O trabalho é desenvolvido por meio de um acordo de cooperação entre o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) e o Núcleo de Estudos Ambientais e Saúde do Trabalhador da Universidade Federal de Mato Grosso (Neast/UFMT).

Confira todos os detalhes da reportagem e os destaques do dia no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos