Para um país afundado em grave crise econômica, R$ 250 não garante sequer a alimentação.
No Tempero da Notícia desta semana, uma produção do Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna, o prato principal é uma receita importada dos tempos mais sombrios da nossa história: a ditadura militar (1964-1985).
Cada vez mais, importantes áreas do governo estão na mão de militares. Desta vez, foram para a mão de oficiais a Petrobras e a Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Secom).
Com a queda de sua popularidade, Bolsonaro tenta se reaproximar do núcleo militar para garantir a reeleição em 2022.
Outro fato da semana é a tentativa do governo Bolsonaro de reduzir verbas para Saúde e Educação, como "chantagem" para aprovação de um auxílio emergencial de quatro meses, que segundo Paulo Guedes, deve ficar em R$ 250.
Vianna lembra que esse valor, para um país afundado em uma grave crise econômica, não permite sequer que as pessoas se alimentem.
Na Panela de Pressão, o ex-secretário de Comunicação do governo, Fábio Wajngarten.
Conhecido por estreitar os laços, emocionais e financeiros, entre o governo federal e as emissoras Record e SBT, de Edir Macedo e Silvio Santos, respectivamente, Wajngarten será substituído por um almirante da Marinha, no comando de uma das pastas mais importantes da administração federal.
Flávio Rocha chega com o aval bolsonarista de colocar a comunicação entre o governo e a mídia cada vez mais próxima do que pensam Bolsonaro e seu núcleo.
Na Sobremesa da semana, uma série argentina, produzida em parceria com a Espanha, Vientos de Água.
A produção, em cartaz no Netflix, conta um drama humano, recheado de contextos políticos. Um homem deixa a Espanha para fugir da guerra civil e desembarca em Buenos Aires para viver todos os conflitos sociais que atingiram a América Latina.
A série é dirigida por Juan José Campanella, diretor do premiado filme argentino O Segredo de seus Olhos.
O programa vai ao ar todo sábado, às 11h, no canal do Youtube. Com duração de 12 minutos, o Tempero da Notícia também é veiculado pela TVT em dois horários: às 10h45 aos sábados e 17h45 aos domingos.
São Paulo pode acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários de sábado e domingo.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: Leandro Melito