O Dia Internacional de Luta das Mulheres, em meio ao pior momento da pandemia no Brasil, foi marcado por diversas ações e atos realizados por movimentos populares em todo o país. Entre as principais demandas das mulheres mobilizadas neste 8 de março de 2021, estão, a manutenção do auxílio emergencial no valor de R$ 600 até o fim da pandemia, a imunização de população contra o coronavírus e a saída de Jair Bolsonaro da Presidência da República.
Para falar sobre os atos e pautas do 8 de março, o Jornal Brasil Atual Edição da Tarde recebe Bernadete Esperança, integrante da Executiva Nacional da Marcha Mundial das Mulheres (MMM). Em relação aos limites impostos pela pandemia para a realização dos atos, a militante afirmou que "as mulheres no país perceberam que não era possível deixar de estar na rua completamente: em vários estados do Brasil, as mulheres realizaram atos simbólicos, com poucas mulheres, com os devidos cuidados (com máscaras, distanciamento), mas dando o recado, que é central pra nós, que é o ' Fora Bolsonaro', que é tirar esse que tem sido o nosso principal inimigo".
Ao falar sobre as lutas populares no próximo período, Esperança destacou a importância da unidade e da solidariedade como bandeiras dos movimentos: "o governo tem devastado os nossos processos, nossas condições de vida, precarizando as políticas públicas e vida das pessoas, portanto a questão da construção de uma rede de solidariedade vai ser muito central, é o que nos orientará no pós-pandemia", expressou a integrante da MMM.
O jornal também recebe Marcelo Uchôa, advogado e professor de Direito da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), e integrante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), pra comentar a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou nesta segunda-feira (8), todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva feitas pela Justiça Federal no Paraná relacionadas às investigações da Operação Lava Jato. A decisão devolveu ao ex-presidente seus direitos políticos, tornando-o novamente elegível.
Confira as entrevistas na íntegra e os demais destaques do dia no áudio acima.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos