Pesquisa XP/IPespe divulgada nesta sexta-feira mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está tecnicamente empatado com Jair Bolsonaro. De acordo com o levantamento, Bolsonaro tem 27% das intenções de voto, enquanto Lula tem 25%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. Além disso, a soma dos que consideram o governo ruim ou péssimo oscilou 3 pontos percentuais para cima, indo de 42% a 45%. O levantamento também captou desejo de mudança pela maioria do eleitorado.
É o primeiro levantamento do instituto após a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, que restituiu os direitos políticos de Lula, após anulação de todas as condenações impostas pela Lava Jato.
Na pesquisa estimulada, o ex-juiz Sergio Moro, aparece em terceiro lugar, com 10% das intenções de votos. Ele é seguido por Ciro Gomes (9%) e Luciano Huck (6%). Na sequência, Guilherme Boulos (Psol), João Doria (PSDB) e João Amoedo (Novo) ficaram com 3%. Os que disseram que vão votar branco e nulo, ou que não souberam responder, somaram 13%.
Na coluna Plenos Poderes desta sexta-feira (12), o jornalista Rodrigo Vianna, analisa o impacto do discurso de Lula no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC no cenário político brasileiro dessa semana, além da piora da pandemia, que voltou a bater recordes nos registros de mortes em 24 horas.
"O ex-presidente Lula ocupou o espaço do tabuleiro, mudou a disputa política no país e pautou Bolsonaro", afirmou Vianna na coluna ao vivo, que vai ao ar todas as sextas-feiras.
O jornal também presta homenagem a Joaquim Piñero, o Kima, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que após seis meses de luta contra o câncer, faleceu ao 52 anos, nesta quinta-feira (12).
Confira o jornal completo no áudio acima.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos