A pandemia do novo coronavírus fez com que muitos consumidores em todo o Brasil migrassem das lojas físicas para adquirir produtos e serviços à distância, por internet.
Essa nova forma de comprar produtos e serviços também trouxe um outro problema para os consumidores: desrespeito e abusos diversos.
É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), apresentada nesta segunda-feira, dia 15 de março, data que marca o Dia Mundial do Consumidor.
O estudo revelou que para 64% dos entrevistados o desrespeito aos direitos dos consumidores aumentou com a crise gerada pela covid-19.
A pesquisa do Idec aponta que 67% dos entrevistados já se sentiram desrespeitados como consumidores. Os exemplos mais citados foram, dificuldade de cancelar um serviço, e devolver ou trocar um produto, além de cobrança indevida, venda de produto danificado, estragado ou alterado, falta de nota fiscal ou garantia, e atendimento inadequado.
A pesquisa foi realizada entre os dias 21 de dezembro de 2020 e 13 de janeiro deste ano, com 1.140 moradores de 436 cidades brasileiras, com idade entre 25 e 65 anos.
Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima.
*Com informações de Cosmo Silva.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos