Em exposição fotográfica virtual, o jornalista e fotógrafo José Afonso aborda as relações entre patrões e empregadas domésticas no Brasil.
"Suíte Master e Quarto de Empregada" se propõe a ser um "recorte milimétrico sobre a classe média brasileira". A partir da exposição, a concepção do trabalho tenciona as relações sociais que se apresentam nesses espaços, fazendo do ambiente doméstico uma caixa de ressonância das tensões encontradas na sociedade brasileira.
A exposição é o resultado de três anos de registros de casas e apartamentos na Região Metropolitana do Recife.
Neste período, Afonso coletou um material que provoca reflexões sobre o tratamento dado às profissionais domésticas pelos seus empregadores. A mostra tem curadoria do também fotógrafo, professor e pesquisador, Eduardo Queiroga, e pode ser conferida no site Suíte Master Quarto de Empregada.
"Na galeria podem ser observados as suítes e os quartos de empregada. Mas também os rebatimentos das desigualdades sociais, os traços de um processo civilizatório repleto de absurdos, complexidades, contradições e seus prolongamentos na constante busca da desqualificação, segregação, descaracterização e descriminação de pessoas e lugares", diz o fotógrafo no texto de apresentação das fotos.
Fonte: BdF Pernambuco
Edição: Vanessa Gonzaga e Poliana Dallabrida