Para apontar a responsabilidade do governo Bolsonaro nas profundas crises econômica e sanitária que o Brasil sofre, entidades estudantis lançaram a Jornada de Lutas da Juventude, chamando a atenção para quatro pontos fundamentais para enfrentar a crise: Vida, Pão, Vacina, Educação.
O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Iago Montalvão, comenta a importância da campanha neste momento de recordes diários de mortes por covid-19 e ineficiência do Governo Federal. “Nesse momento, nossa mobilização é fundamental, porque o combate à pandemia no Brasil é o pior do mundo. Nós temos um presidente que é responsável por isso. Ele é chamado de genocida por isso: sua falta de atuação”, diz Iago
A presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Rozana Barroso denuncia que com a quarentena e as aulas virtuais, os estudantes das periferias, principalmente, não conseguem ter acesso às aulas. “Muitos estudantes ficaram para trás, porque há diversos jovens sem internet, computador ou celular, ficando sem acesso à educação. Cerca de 50% dos alunos desistiram do Enem, isso mostra como o acesso à educação se tornou um direito violado”, afirmou Barroso.
Este ano, a Jornada de Lutas da Juventude, organizada pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Nacional dos Estudantes (UNE) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), não levará centenas de pessoas às ruas. Mas, estarão presentes em ruas, prédios, muros e calçadas de outra maneira: com cartazes, outdoors e projeções.
O presidente da UNE, Iago Montalvão, explica que, entre todas as ações, no dia 30 de março serão realizados atos simbólicos, em várias partes do país, sob o lema: Vida, Pão, Vacina, Educação.
A campanha também está presente nas redes sociais. Figuras públicas como o Padre Júlio Lancelotti e as atrizes Thaís Araújo e Alinne Moraes, já manifestaram apoio à iniciativa.
*Com informações de Larissa Bohrer.
Confira todos os destaques do dia e o jornal completo no áudio acima.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos