Atualmente, cerca de 13% do território do semiárido brasileiro sofre com processos de desertificação
Nesta segunda-feira (22), Dia Mundial da Água, o programa Bem Viver traz a preservação da biodiversidade da caatinga. O desflorestamento do bioma é uma ameaça que pode gerar processos de desertificação, caracterizado por extinguir os recursos hídricos, além da fauna e flora da região.
:: Guardiãs de sementes: ancestralidade camponesa preserva vida sustentável no planeta ::
O programa também traz o impacto nutricional nocivo da substituição de refeições por sucos, como as famosas receitas detox. Ainda na questão alimentar, a cozinheira Sayonara Salum compartilha a dica do "pão de beijo".
O Bem Viver ainda atualiza os desdobramentos da pandemia do coronavírus no Brasil e no mundo. Nesta edição, o quadro A Covid na Semana conversa com o médico Aristóteles Cardona.
:: Radinho BdF acompanha a mudança das estações do ano e dedica edição ao outono ::
Caatinga
O Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não-governamentais Alternativas (Caatinga) leva em sua sigla o nome de um dos mais diversos biomas brasileiros. A organização atua há 32 anos no semiárido brasileiro na perspectiva de produção de alimento saudável e renda familiar em harmonia com a preservação do bioma da região.
:: Trabalhadores cooperados fortalecem a produção de mel no interior do Ceará ::
"Sempre trabalhamos na perspectiva de preservar, de aliar as práticas de produção de alimentos e geração de renda das famílias sem destruir, sem desmatar a caatinga, porque existe um processo muito forte de pressão sobre a caatinga, que é exatamente a pecuária, que é muito forte no desmatamento para substituição da mata, da vegetação por pastagens", destaca o agrônomo Pedro Paulo de Carvalho, presidente do Caatinga.
:: "Reecaatingar": conheça a ação para preservar o bioma exclusivo brasileiro ::
A Covid na semana
Para atualizar a situação da pandemia no Brasil, o quadro a Covid-19 na semana conversa com o médico da família e da comunidade Aristóteles Cardona. O colapso no sistema de saúde em decorrência do vírus está em pauta. No Brasil, novos recordes em termos de mortes foram tragicamente alcançados: mais de 3 mil na última quarta (17), primeiro dia em que os óbitos chegaram a esse nível de alerta.
:: Segunda onda: aumento da covid acompanha crescimento de operações em favelas do RJ ::
Suco detox pode fazer mal
Sucos naturais podem ser benéficos para a saúde e para a nossa dieta, mas não devem substituir refeições, exceto se recomendado por nutricionistas. Receitas de suco detox para perda de músculos e tecidos feitas sem orientação profissional adequada podem resultar na deficiência de aminoácidos essenciais para o funcionamento do corpo humano.
:: Saiba como fazer um brownie de chocolate com farinha de amendoim e sem glúten ::
Pão de queijo vegano
Que tal experimentar um pão de queijo, mas sem queijo? Pode parecer incomum, ou até mesmo estranho, mas trata-se de uma deliciosa receita de chamado "pão de beijo", um pão de queijo vegano. Sem leite ou alimentos de origem animal, no quadro Comida de Verdade a cozinheira Sayonara Salum traz receita que utiliza cúrcuma e mandioquinha para alcançar uma coloração próxima da do querido pão de queijo brasileiro.
Sintonize
O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.
Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).
A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]
Edição: Daniel Lamir