A dica da vez do Comida de Verdade é o arroz caldoso de almondegas, que pode ser feito em uma única panela. A receita pode utilizar o arroz agulhinha, na tradição portuguesa, mantendo o custo mais baixo que a versão italiana.
Letícia Massula sugere ainda a utilização de copos de whisky (300ml) para organização de até 15 porções. O preparo pode ser feito com antecedência, com o aquecimento ou finalização na hora.
Aprenda também: Descubra um segredinho no preparo da salada de batata com maionese de leite
Ingredientes
- 600g de carne moída patinho;
- 2 latas de tomates pelados (ou 1 e 1/2k de tomates sem pele e sem sementes);
- 4 xicaras (chá) de arroz agulhinha bem lavado e escorrido;
- 1 cebola em cubinhos;
- 6 dentes de alho em laminas;
- raspas de 1 laranja;
- 2 pimentas ardidas frescas ou em conserva (pode ser pimenta em pó);
- ½ xicara (chá) de salsinha laminada;
- talos de manjericão laminados finamente;
- talos de salsinha laminados finamente;
- folhas de manjericão para finalizar
- queijo parmesão ralado para finalizar;
- azeite, sal e pimenta do reino a gosto
Modo de fazer
Comece peelo molho. Sue metade do alho com talos de manjericão e talos de salsinha em azeite e uma pitada de sal. Junte o tomate pelado, amasse bem os frutos com uma colher, junte água e deixe ferver, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar (deve ficar um molho mais ralo porque vamos cozinhar as almondegas e depois o arroz nele, que vai reduzir durante esse processo até o ponto correto).
Em uma tigela misture a carne com a cebola, salsinha, raspas de ½ laranja, sal, pimenta picadinha – misture bem, ajuste o sal.
Faça bolinhas de carne e mergulhe-as direto no molho de tomate para que cozinhem. Quando as almôndegas estiverem cozidas, retire-as com uma escumadeira e reserve. Reserve também o molho à parte.
Na mesma panela sue a outra metade do alho em azeite, junte o arroz e refogue até os grãos mudarem de cor. Junte então as almondegas e refogue junto. Junte 2 conchas do molho e água até cobrir o arroz, deixe ferver em fogo alto.
Quando aparecerem os furinhos de calor do arroz, tampe, abaixe o fogo e se possível coloque uma chapinha de metal entre a panela e o fogo.
Quando o arroz estiver cozido, porém ao dente (cerca de 20 minutos), misture trazendo os grãos de baixo para cima, junte mais duas conchas de molho, misture, tampe e desligue a panela. Deixe descansar cerca de 2 minutos antes de servir.
Sirva com parmesão ralado e folhas de manjericão.
Para saber mais receitas incríveis como essa, acesse o site Cozinha da Matilde da cozinheira Letícia Massula.
Edição: Daniel Lamir