Crise econômica

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 24 de março de 2021

Contag apresenta ao Congresso vinte ações urgentes em defesa das famílias agricultoras

Ouça o áudio:

Proposta de Orçamento de 2021 do governo Bolsonaro reduziu a zero a verba para a reforma agrária no país - Comunicação CUT/Nacional

A fim de promover medidas que garantam dignidade a essa população, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), junto à Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, enviou carta-manifesto com 20 ações urgentes em defesa das famílias agricultoras. 

Edjane Rodrigues, secretaria de políticas sociais da organização, afirma que as 20 medidas tentam contemplar os diferentes problemas enfrentados em cada região. No Acre por exemplo, segundo Rodrigues, inúmeras famílias tiveram suas colheitas prejudicadas por conta das inundações. Por outro lado, a região Nordeste está sofrendo com a seca, e precisa da construção de cisternas para garantir água potável para todos. 

A falta de atuação do governo federal não apenas em combater o coronavírus, mas também em estabelecer meios que garantam renda à população, gera medo e incertezas para as famílias agricultoras. Seu Neuzo Antônio de Oliveira, que é apicultor e morador no município de Cáceres (MT), teve seu apiário queimado. Sua família foi uma das dezenas que tiveram seu trabalho parcial ou totalmente atingido pelas intensas queimadas que ocorreram ano passado no Pantanal. 

Além de não receber o auxílio emergencial, o apicultor explica que está preocupado com o futuro das famílias da região, "pois, com as queimadas os mananciais secaram, e sem água, não tem abelha e, portanto, não tem mel. Mas também, não tem pecuária, ou granja, ou plantações", explica. 

O deputado Heitor Schuch, presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, o manifesto enviado na última sexta-feira (19), possui medidas que englobam todas as características de cada região e que agora é buscar apoio para concretizar essas medidas.

*Com informações de Larissa Bohrer. 

Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima.
------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 

Edição: Mauro Ramos