A Pandemia da covid-19, doença causada pelo coronavírus, segue sem controle no Brasil e já matou mais de 300 mil pessoas e caminha para atingir 13 milhões de infectados.
A vacinação contra a covid no país ainda é bem lenta por falta de doses suficientes para toda população e de planejamento do governo Federal.
Para quem já tomou as duas doses necessárias para se proteger contra a forma mais grave da doença, o momento simboliza uma esperança de dias melhores.
Olga Votick, de 78 anos, lembra das dificuldades vividas ao longo desse um ano de pandemia. A aposentada se diz aliviada ao tomar o imunizante e torce para que a vacina chegue para todos os brasileiros.
"É um alívio saber que vou ficar imunizada. Estou ansiosa agora para tomar a segunda dose. Fiquei doente porque a gente não anda, não faz mais nada na vida. Não aguenta fazer. É muito ruim ficar dentro de casa. Tomara que tenha vacina para todo mundo porque assim ficamos mais independente para fazer as coisas, trabalhar e ir para as ruas. Não imaginava que passaria por isso. Estou estou toda feliz da vida", afirma.
Professora aposentada na rede pública, Maria Regina Arruda, de 77 anos, que tomou a segunda dose da vacina nesta quarta-feira, em São Bernardo, destaca a importância do SUS na campanha de vacinação.
A professora afirma que a situação no Brasil poderia ser menos trágica se o comportamento do presidente da República fosse outro.
"A minha sensação é a melhor possível, só será melhor se conseguirmos tirar esse genocida do Palácio do Planalto. É respirar um pouco mais aliviada e torcer para que a situação no país também melhore", salienta.
*Com informações de Cosmo Silva
Confira todos os destaques do dia no áudio acima.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Daniel Lamir