Pesquisadores criaram um dossiê para investigar as condições de trabalho de diversas categorias que continuaram com as atividades presenciais durante a pandemia. Em seis meses, foram coletadas respostas de mais de dois mil trabalhadores
O dossiê Covid no trabalho foi criado por um grupo de 23 pesquisadores e 31 entidades, como sindicatos, associações e coletivos
Segundo Renata Paparelli, professora da PUC-SP no curso de psicologia e uma das pesquisadoras do grupo, a intenção do dossiê é que fique evidente a relação entre os casos de pessoas infectadas pela covid-19 e o processo de trabalho: "onde é que as pessoas pegam covid? No transporte coletivo, nos espaços em que permanecem. Então, na ausência de um apoio governamental para que as pessoas fiquem em casa, elas saem para trabalhar; e a responsabilidade por esse adoecimento deve ser do empregador, que exige que as pessoas saiam para trabalhar de suas casas, e se exponham aos riscos".
O grupo distribui um questionário aos trabalhadores em uma das cinco categorias: geral, bancários, radialistas, domésticas e informais. Além da coleta das informações, os formulários também oferecem um espaço para envio de pedidos de ajuda ou reclamações dos trabalhadores.
Até o momento, a categoria que participou em maior número foi a dos bancários, que somam quase metade do total de respondentes.
Os trabalhadores que quiserem colaborar com a pesquisa podem encontrar o formulário no site: congressointernacionaldotrabalho.com.
*Com informações de Júlia Pereira, para a Rádio Brasil Atual.
Confira o jornal completo no áudio acima.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos