Decisão do futuro de Lula e Bolsonaro passou pelas mãos da STF
Nesta semana, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram o futuro de duas das mais importantes figuras do mundo político: Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
As decisões monocráticas dos ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin são os destaques desta semana no programa Tempero da Notícia, uma produção do Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.
No caso de Jair Bolsonaro, a ordem de Barroso para que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), desse início à CPI da Covid foi confirmada pelo plenário do STF em uma votação expressiva: 10 votos a favor da abertura, contra apenas um, de Marco Aurélio, que discordou que a decisão de Barroso deveria ir ao pleno da Corte.
Já para Lula, uma vitória importante. Por 8 votos a 3, os ministros decidiram manter a decisão monocrática de Edson Fachin, que anulava as sentenças proferidas na 13ª Vara Federal de Curitiba, por não se tratar da Vara competente para julgar o caso.
Outro destaque do programa é a troca na superintendência Polícia Federal (PF) do Amazonas. Alexandre Saraiva, ex-chefe da corporação na região, foi demitido por Paulo Maiurino, novo chefe da PF, na última quinta-feira (15).
No dia anterior, Saraiva havia enviado ao presidente do STF, ministro Luiz Fux, notícia-crime em que pedia a investigação de Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, e do senador Telmário Mota (Pros-RR) por atrapalhar medidas de fiscalização ambiental.
No texto da notícia-crime, Saraiva fez referência à maior apreensão de madeira da história do Brasil. O delegado afirmou que Salles atrapalha a fiscalização ambiental no Brasil e patrocina interesses privados.
No Cafezinho, destaque para iniciativas de solidariedade que têm marcado a fase mais aguda da pandemia. O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), por meio do projeto Cozinhas Solidárias, está distribuindo marmitas em diversas partes do país.
Já o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) atua na distribuição de alimentos e de sementes crioulas para ajudar a alimentar famílias atingidas pela fome.
Onde ouvir e assistir
O programa vai ao ar todos os sábados, às 11h, no Youtube. Com duração de 12 minutos, o Tempero da Notícia também é veiculado pela TVT em dois horários: às 10h45 aos sábados e 17h45 aos domingos.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários no sábado e no domingo.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: Poliana Dallabrida