Tragédia

Brasil registra mais de 30 mil casos de covid entre domingo e esta segunda-feira

País ultrapassa EUA, México e Peru e chega ao primeiro lugar em número de mortes proporcionais por covid nas Américas

No audio source provided.
Média móvel de casos de contaminação por covid continua alta no país, ficando em 65.127 para os últimos sete dias | Crédito: Tarso Sarraf

O Brasil registrou novos 30.624 casos de infecção por covid-19 nas últimas 24 horas e mais 1.347 óbitos, segundo os dados diários do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Com esses números, o país agora acumula um montante de quase 14 milhões de infectados e 374.682 mortes ocasionadas pela doença.

Como consequência das estatísticas mais recentes, a média móvel de casos de contaminação continua alta, ficando em 65.127 para os últimos sete dias. O mesmo se dá com a média móvel de óbitos: 2.866, no mesmo período.

::Podcast Brasil de Fato: A pandemia em três momentos críticos para a gestão da saúde pública no Brasil em um ano::

Diante do quadro que vem se consolidando em termos de agravamento da pandemia, o país ultrapassou os Estados Unidos, o México e o Peru nas duas últimas semanas, tornando-se a nação com maior número de óbitos por covid em todo o continente americano.

A observação considera a quantidade de mortes proporcionalmente à população e é feita em estudo da plataforma “Our World in Data”, publicação digital que divulga pesquisas empíricas e dados que tratem de modificações na qualidade de vida em pontos do globo.

O país tem hoje uma marca de 1.756 mortes por milhão de habitantes, enquanto o Peru tem 1.722, os Estados Unidos acumulam 1.713 e o México, 1.646. O Brasil passou à frente dessas outras nações respectivamente nos dias 13, 14 e 7 deste mês, portanto, o levantamento considera os dados das duas últimas semanas nesses territórios.

O Brasil também tem destaque no ranking que contabiliza os países com mais vítimas da covid em todo o planeta: o país fica em segundo lugar, com 373 mil, perdendo apenas para os Estados Unidos, que somam 567 mil. No mundo, a doença já fez mais de 3 milhões de mortos.

 

 

 

 

 

Editado por: Vinícius Segalla

|

Newsletter