Interceptações do MP-RJ mostram amigos de miliciano em contato com 'Jair' e o 'cara da casa de vidro
Nesta semana, o Tempero da Notícia, uma produção do Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna, traz como destaque a reportagem do Intercept Brasil que mostrou a relação de Jair Bolsonaro com o miliciano Adriano da Nóbrega, morto por policiais na Bahia, onde estava foragido. Conversas interceptadas pelo Ministério Público do Rio de Janeiro apontam que amigos de Nóbrega pedem uma conversa com o "cara da casa de vidro", para saber como seguir com pagamentos e tarefas exercidas pelo miliciano.
Na CPI da Covid, após sua instalação, apesar das tentativas de senadores governistas, Omar Aziz (PSD) foi escolhido como presidente e Renan Calheiros (MDB), o relator. A Comissão já conseguiu avançar em suas investigações e convocou para depor ex-ministros da Saúde da gestão Bolsonaro (Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello) e o atual ministro, Marcelo Queiroga.
Do Supremo Tribunal Federal, três derrotas para o governo Bolsonaro: o ministro Marco Aurélio Melo determinou que seja realizado o Censo 2021, que teve verbas desidratadas pelo governo federal. O tema agora irá ao plenário da Corte; em outro flanco, Ricardo Lewandowski disse que o Supremo não interferiria na decisão do Senado, de nomear Renan Calheiros para a relatoria da CPI; e por fim, por unanimidade, o plenário decidiu por transformar em réu o deputado Daniel Silveira (PSL), após ataques a ministros da Corte.
Ainda nesta edição, Paulo Guedes e Luiz Eduardo Ramos, ministros do governo Bolsonaro, foram flagrados em uma reunião com setores empresariais ligados à saúde. O ministro da Economia, sem saber que a reunião estava sendo transmitida, disse que a "China inventou o vírus e os Estados Unidos é quem têm a melhor vacina". A fala não repercutiu bem. Já o ministro da Casa Civil disse ter se vacinado escondido, e que agora tenta convencer Bolsonaro a fazer o mesmo.
Na Sobremesa da semana, uma dica literária: Pedro Nava, o médico que se tornou escritor depois de muitos anos exercendo a profissão, e que em 1974 foi premiado com um Jabuti, por sua obra de memórias, com fantástica narrativa. Nava morreu em 1984, em circunstâncias ainda confusas - foi registrado como suicídio.
Onde ouvir e assistir
O programa vai ao ar todos os sábados, às 11h, no Youtube. Com duração de 12 minutos, o Tempero da Notícia também é veiculado pela TVT em dois horários: às 10h45 aos sábados e 17h45 aos domingos.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários no sábado e no domingo.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: Marina Duarte de Souza