Um documento enviado à CPI da Covid por representantes indígenas, com mais de 15 tópicos a serem apurados pela comissão, denuncia ações e omissões por parte do governo Bolsonaro dentro das comunidades. Entre as acusações, está a instrução do próprio Ministério da Saúde para o uso de ivermectina e cloroquina por indígenas do Amazonas que apresentassem sintomas de covid.
Nesta sexta-feira (30), senadores se reuniram virtualmente com representantes dos povos indígenas que apresentarão as denúncias sobre as omissões ou ações do governo federal que afetaram suas comunidades. O documento apresenta denúncias sobre a propagação do vírus com a presença de não indígenas nas aldeias.
Para representar os povos originários na CPI, estiveram presentes a deputada federal da Rede de Roraima e coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, Joênia Wapichana, a ativista Maial Paiakan e os advogados Luiz Eloy Terena e Samara Pataxó.
Rafael Modesto, advogado e assessor jurídico do Conselho Indigenista Missionário, avalia que desde o começo do mandato de Bolsonaro, as práticas de seu governo mostravam sua vontade em dizimar os povos indígenas. Com a pandemia as práticas do governo federal ficaram ainda mais negligentes em relação as questões indígenas.
A deputada Joênia Wapichana lembra que logo nos primeiros meses da pandemia no ano passado, foi criada uma lei para assegurar proteção aos povos indígenas e o próprio presidente vetou mais de 20 itens do documento, inclusive o que dizia que o governo teria responsabilidade sobre o acesso à água potável nas comunidades.
*Com informações de Larissa Bohrer.
Confira essa reportagem e o jornal completos no áudio acima.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos