A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove a partir desta terça-feira (04) um conjunto de atividades para comemorar o centenário do filósofo e educador Paulo Freire. O pernambucano, que é Patrono da Educação Brasileira, foi o criador de métodos inovadores de educação com foco na transformação social que se consolidaram como referência mundial.
:: 24 anos sem Paulo Freire, patrono da educação brasileira e referência internacional ::
O seminário tem programação gratuita e vai até a quinta (06) de modo virtual, abordando o tema "100 anos de Paulo Freire - dos tempos fundantes à contribuição planetária". O evento propõe uma extensa programação que poderá ser acessada no site da Cátedra e do Seminário.
Também estão previstas a exibição de minidocumentários e curta metragens, uma conferência, o encontro de Cátedras, o lançamento de um calendário em memória do centenário, roda de conversas e intervenções artístico-culturais.
Pedagogia do oprimido
O pensamento freiriano parte do princípio da humanização do ensino e do reconhecimento da história e da cultura do aluno que, junto com o professor, passa a construir o processo de aprendizagem. Um ensino horizontal, onde todos ensinam e aprendem.
Em 2018, foram celebrados os 50 anos do livro Pedagogia do Oprimido, obra que revolucionou o sistema de ensino de adultos em todo o planeta, criando um modelo pedagógico que segue sendo pilar de formação em muitas salas de aula no campo e nas cidades brasileiras.
Fonte: BdF Pernambuco
Edição: Vanessa Gonzaga