O Ministério da Educação divulgou o calendário do segundo semestre deste ano com os prazos de inscrições para três de seus principais programas: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni), e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Sisu
O período de inscrição no Sisu vai de 3 a 6 de agosto, e o resultado será divulgado no dia 10 do mesmo mês. Já a matrícula dos selecionados em chamada única deve ser realizada entre 11 e 16 de agosto.
:: Opinião | Quem é quem na educação brasileira? ::
Aqueles que não forem selecionados na chamada única, podem declarar interesse em participar da lista de espera entre os dias 10 e 16 de agosto, cujo resultado será disponibilizado no dia 18 do mesmo mês. O início da convocação dos aprovados na lista de espera é no dia 19 de agosto.
Como funciona o Sisu?
O Sisu permite que estudantes com os melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conquistem vagas em universidades públicas.
Prouni
O período de inscrição do Prouni começa no dia 13 de julho e segue até 16 de julho, sendo o resultado da primeira chamada divulgado no dia 20. Entre os dias 20 e 28 do mesmo mês ocorre o período de comprovação das informações enviadas durante a inscrição.
:: Universidades particulares demitem professores em massa e lotam salas virtuais ::
No mês seguinte, no dia 3 de agosto, será divulgado o resultado da segunda chamada, e a seguinte comprovação das informações enviadas até o dia 11 do mesmo mês.
O prazo para manifestar interesse na lista de espera do Prouni começa no dia 17 e termina já no dia 18 de agosto. O resultado sai no dia 20 do mesmo mês. Entre os dias 23 e 27, ocorre também o período de comprovação das informações.
Como funciona o Prouni?
O programa possibilita que estudantes recebam bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. É necessário que o estudante tenha cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola. O estudante também deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.
Fies
Por fim, o período de inscrição do Fies ocorre entre os dias 27 e 30 de julho, com o resultado divulgado no dia 3 de agosto. De 4 a 6 de agosto, é realizada a complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única.
:: Mais trabalho, alunos sem acesso e incertezas: a realidade do "ensino" pelo Whatsapp ::
Aqueles que não forem convocados para a primeira chamada estão automaticamente incluídos na lista de espera, cujo resultado e período de convocação ocorre de 4 a 31 de agosto.
Como funciona o Fies?
O Fies é um programa de financiamento que possibilita estudantes de baixa renda ingressarem em instituições de ensino superior privadas.
Edição: Daniel Lamir