Para celebrar os 150 anos do fim da Comuna de Paris, uma das mais importantes insurreições populares do século 19, o Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, a Expressão Popular e 25 editoras internacionais inauguram uma exposição virtual reunindo trabalho de dezenas de artistas e designers nesta sexta (21).
A mostra reúne capas criadas pelos profissionais para a edição especial do livro Paris Commune 150, a ser lançado em 15 idiomas no próximo dia 28 - data que marca o fim do primeiro governo popular da história.
Elaborado sob o conceito de solidariedade internacional, o projeto gráfico e as artes da exposição trazem reflexões sobre a história e legado da Comuna de Paris e o que esse momento histórico significa para as lutas dos povos de hoje.
A obra retrata com detalhes o contexto de quando operários franceses escolhidos por meio do sufrágio universal organizaram uma gestão provisória após a queda do imperador Napoleão III, com o objetivo de realizar reformas e reduzir as desigualdades sociais na França.
Gratuita e virtual, a exposição que pode ser acessada pelo site do Tricontinental reúne o trabalho de 39 artistas de 15 países das Américas, Ásia, África, Magrebe e Região Árabe e Europa.
Duas das obras presentes na mostra foram escolhidas para a capa e para a contracapa do livro. No Brasil, a obra foi disponibilizada pela Expressão Popular neste mês, exclusivamente para assinantes do Clube do Livro.
Também a partir do próximo 28 de maio estará disponível para download gratuito ou com contribuição voluntária no site da editora.
Edição: Vivian Virissimo