Assista

Reggae do Maranhão, café Guaií e Davi Kopenawa são as atrações do Bem Viver na TV

Além das redes do BdF, o programa é veiculado na Rede TVT, TVCom Maceió, TV Floripa e TVU Recife

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Estilo "agarradinho" de dançar pode virar Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão - Divulgação

No mês em que se celebra o Dia Nacional do Reggae, em 11 maio, o Programa Bem Viver se aventura no ritmo jamaicano que conquistou os maranhenses e hoje é parte inseparável da identidade local. A dança agarradinha é uma característica que só é encontrada por lá e será apresentada no quadro Mosaico Cultural.

O Bem Viver é uma produção do Brasil de Fato em parceria com a Rede TVT. Na emissora paulista, que abrange a Grande São Paulo, a produção vai ao ar às 13h30, com reprise no domingo às 6h30 e na terça-feira às 20h.  Além disso, tem exibição na TVCom Maceió, na TV Floripa e na TVU Recife.

No quadro Alimento é Saúde, a terapeuta Sirlene Ieque, do Acampamento Zilda Arns, no Paraná, ensina a fazer o xarope de guaco, que tem propriedade expectorante. E quem explica os benefícios da planta é a Natália Neiva, especialista em medicina tradicional chinesa e integrante da Rede Nacional de Médicos Populares.

Ainda sobre saúde, o médico de família Aristóteles Cardona, também integrante da Rede de Médicos Populares, vai trazer alertas importantes sobre a vacinação contra a covid-19. Ele lembra que a segunda dose é fundamental para a total imunização contra o vírus.

Outros destaques

A entrevista da semana traz Davi Kopenawa, xamã e líder político dos yanomami, uma das maiores etnias indígenas brasileiras. Ele é reconhecido internacionalmente como embaixador pela luta dos povos indígenas e a preservação da Amazônia.

No quadro Comida de Verdade, Letícia Massula, do Blog Cozinha da Matilde, ensina um manjar de coco diferente. Ela usa café para fazer uma calda deliciosa.

E café é o tema também do Momento Agroecológico. A repórter Nayá Tawane apresenta a produção de acampamentos e assentamentos do sul de Minas Gerais que fazem o Café Guaií.

Onde assistir: nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; e na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital.

Quando: 
Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h.
Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h.
Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h.

Sintonize

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Marina Duarte de Souza