O Comida de Verdade desta semana ensina a preparar um delicioso manjar de coco com calda de café. A cozinheira Letícia Massula explica que a receita é uma adaptação para substituir a calda original do doce, geralmente com fruta seca, como ameixa.
Entre os segredinhos compartilhados, Letícia Massula utiliza o próprio fruto do café para uma nova experiência no sabor.
Aprenda também: Farofinha especial: Letícia Massula compartilha receita que era feita pela avó dela
Rendimento: um manjar grande ou vários pequenos, dependendo das formas
Tempo de preparo: cerca de um hora
Ingredientes
Manjar:
- 1 litro de leite integral
- 10 colheres (sopa) de açúcar
- 5 colheres (sopa) de amido de milho ou de arroz
- 200 ml de leite de coco
- 150 g de coco ralado
Calda de café:
- 600ml de café passado sem açúcar
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 cardamomo
- Fruta seca da sua preferência (ameixa ou tâmara ou figo turco) ou frutos frescos do café
Modo de fazer
Calda
Derreta o açúcar e junte o cardamomo e o café passado. Deixe ferver até chegar no ponto de calda. Junte as frutas secas e deixe aquecer antes de apagar. Espere esfriar para se certificar do ponto.
Manjar
Disponha o leite, o açúcar e o amido em uma panela, ferva misturando sem parar até o ponto de mingau grosso. Junte o leite de coco e o coco, misture bem e deixe aquecer junto. Apague o fogo. Passe a mistura do manjar para a assadeira de buraco salpicada de água. Deixe esfriar e passe para a geladeira para gelar e endurecer. Sirva com a calda.
Curiosidades
Cultura do cafezinho: Mais que uma bebida, o cafezinho é um “abridor” de conversa, a maneira "brasuca" de acolher e se aproximar do outro. O café é utilizado para falar com as pessoas, receber visitas e encontrar com amigos. O café é a bebida do encontro no Brasil.
Moído na hora: uma das coisas que faz muita diferença no sabor do café, é moer na hora de usar. Essa prática mantém seus óleos essenciais e sabor, que acabam evaporando quando moído previamente. Por isso, vale a pena investir em um moedor de café manual ou elétrico.
Cardamomo com café: o toque especial dessa calda é acrescentar um cardamomo para aromatizar. É costume da Turquia tomar café com cardamomo e daí a inspiração de acrescentar na calda desta receita.
Aprenda também: Versão portuguesa do risoto? Saiba como fazer o arroz caldoso de almôndegas
Ponto da calda: o ponto certo de preparo de uma calda só se sabe depois dela esfriar. Para ajustar o ponto é só voltar ao fogo: se ficar muito liquida reduz mais um pouco, se ficar muito grossa, junta um caldinho de água e deixa ferver.
Quantidade de amido: o diferencial da receita de manjar de coco com calda de café é a quantidade de amido, metade do usado normalmente, o que vai garantir que o manjar não fique borrachudo.
Coco e leite de coco entram no final: isso para preservar o sabor e a textura do leite de coco e do coco. Só acrescentamos no final, quando o mingau já pegar o ponto.
Diferentes modos de servir: além de fazer o manjar na forma grande, há a opção de fazer em forminhas individuais e de servir no copinho, sem desenformar
Véspera: deixar manjares prontos; deixar uma calda pronta; separar louça e utensílios.
Para saber mais receitas incríveis como essa, acesse o site Cozinha da Matilde da cozinheira Letícia Massula.
Edição: Daniel Lamir