O Dia Nacional da Mata Atlântica é celebrado nesta quinta-feira (27), sem notícias para comemorar. Números do levantamento Atlas da Mata Atlântica apontam que o desmatamento do bioma cresceu em dez estados do país no período de 2019 a 2020.
O estudo foi divulgado na terça-feira (25) pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Os estados de São Paulo e Espírito Santo registraram aumento de 400% no desmatamento do bioma. Conforme aponta o trabalho, entre 2019 e 2020, o desmatamento aumentou em 10 dos 17 estados que compreendem o bioma, chegando a 13 mil hectares desflorestados.
O dado é 9% menor que o constatado no período anterior, mas 14% maior em comparação ao levantamento de 2017 a 2018, quando se atingiu o menor índice da série histórica.
Segundo Luís Fernando Guedes Pinto, diretor de conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica, "a agropecuária é um dos principais motivos do desmatamento do bioma".
A Mata Atlântica possui apenas 12,4% de sua vegetação original. Apesar de abrigar 70% da população brasileira e responder por 80% da economia nacional, a preservação do bioma não é prioridade do governo federal, segundo Luís Fernando. Pelo contrário, o governo atual tem enfraquecido a política e a fiscalização ambiental, critica o integrante da organização.
*Com informações de Júlia Pereira.
---------------------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos