Uma vídeo-poesia, fruto da pesquisa de linguagens e da relação das fotografias de Kátia Bressane com os escritos de Raquel Grabauska serão o ponto de partida da oficina de criação "Pela Janela - fotografia-vídeo-escrita". A atividade será realizada em oito encontros virtuais, com uma hora de duração cada, às segundas e quintas-feiras, das 19h30 às 20h30, a partir do dia 7 de junho.
As artistas-orientadoras Kátia Bressane, Raquel Grabauska e Vika Schabbach apresentarão a vídeo-poesia para instigar cada participante a perceber o mundo pela sua janela, dando ênfase à importância que há no ato de parar para enxergar, no ato de olhar para escrever, e, por fim, contar a sua história de um jeito lúdico e inovador.
As inscrições são gratuitas, e estarão abertas até o dia 3 de junho. Podem ser feitas por meio do Whatsapp (51) 9 9684.3352 ou por formulário virtual (clique aqui para acessar).
As 20 vagas serão destinadas a pessoas que tenham a partir de 16 anos, moradoras e moradores de comunidades em vulnerabilidade social, com prioridade de inscrição para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, ciganas, com deficiência (PCD) e idosas. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas pelo público em geral.
Dinâmica das oficinas
Um celular e um olhar atento serão suficientes para a criação de álbuns virtuais, onde os participantes poderão guardar os seus registros fotográficos e literários. Cada álbum terá um elo entre os registros fotográficos que nele se encontram e os textos que essas imagens geram.
"A fotografia possui um papel educativo de extrema importância, pois possibilita várias formas de percepção do entorno, conforme a realidade de cada indivíduo. Com isso, pode-se partir para a escrita, de uma maneira orientada, desbravando espaços para além da fotografia e identificando os processos nela, que possam levar para uma escrita poética", afirmam as realizadoras.
Mostra virtual
Em julho, em data a ser definida, os trabalhos produzidos serão apresentados na mostra virtual "Pela Janela". O evento on-line contará com a participação dos oficinandos, que compartilharão os seus processos criativos.
"Pela Janela" é uma concepção de Raquel Grabauska, diretora e fundadora do "Grupo Cuidado Que Mancha" (CQM), e sua realização está a cargo de Kátia Bressane Fotografia e Vídeo e "Cuidado que Mancha Mais – Arte e dignidade para todos", braço social do CQM, que atende 12 comunidades vulneráveis através da arrecadação de doações como roupas, produtos de higiene, fraldas e comida, acondicionamento, separação e distribuição de kits de alimentação e cestas básicas.
Para apoiar o projeto, o coletivo tem uma campanha de financiamento.
Fonte: BdF Rio Grande do Sul
Edição: Marcelo Ferreira