A cozinheira Letícia Massula ensina a preparar o prato que é chamado como mungunzá no Nordeste e canjica no Sudeste. Entre nomenclaturas, o sabor é mesmo em qualquer canto do país e pode "aquecer corações" nos festejos juninos.
Há quem apenas cozinhe o milho de canjica e coma só com leite e açúcar, o que ser uma boa opção. Em Goiás, o costume é queimar o açúcar no começo e juntar coco e amendoim no final para ficar portentosa. Assim, o prato passa a ser chamado de canjicada.
Mas no exemplo da foto utilizada nesta postagem, a receita foi preparada sem queimar o açúcar e só com coco e leite de coco, para variar. O resultado é um sabor diferente, além de uma aparência mais "branquinha".
Aprenda também: Salada em dose dupla: conheça as receitas do sunomono de pepino e ceviche de jiló
Ingredientes
- 500g de milho de canjica
- 2 litros de leite
- 3 xícaras (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de leite de coco
- 1 xícara (chá) de coco ralado
- 3 cravos, 1 cardamomo e 1 pau de canela
Modo de fazer
Cozinhe a canjica com água na panela de pressão ou deixe de molho na véspera e cozinhe direto na panela. Na pressão são 25 minutos, na panela comum uns 40. Importante deixar bem macia, bem cozida, pois o milho endurece um pouco quando entra o açúcar.
Em uma panela junte o leite, o açúcar e as especiarias e deixe ferver até reduzir pelo menos 1/3 do volume, encorpar e virar um caramelo de leite.
Junte o milho cozido e escorrido, deixe ferver junto uns 5 minutos. Finalize com 1 xícara de leite de coco e 1 xícara de coco ralado, misture bem, deixe ferver novamente e apague o fogo. Sirva com canela!
Aprenda também: Abobrinhas: a dica é se alimentar ao invés de falar ou ouvir
Para saber mais receitas incríveis como essa, acesse o site Cozinha da Matilde da cozinheira Letícia Massula.
Edição: Daniel Lamir