O Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba nesta terça (01) mostra índice de 104% na taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do SUS exclusivos para Covid-19. É o segundo dia consecutivo que a cidade registra esse índice.
As enfermarias do SUS na capital do Paraná também estão em estado crítico, com taxa de ocupação em 92%. Restam apenas 56 leitos vagos.
Atualmente, Curitiba tem 10.642 casos ativos, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.
Na sexta (28), a Secretaria Municipal de Saúde anunciou a bandeira vermelha na cidade, com medidas mais restritivas, que está em vigor até o dia 9 de junho.
::COVID: Curitiba volta à bandeira vermelha e transforma UPAs em unidades de internação::
Gestão de "faz de conta"
Em suas redes sociais, a vereadora Carol Dartora (PT) criticou a gestão do prefeito Rafael Greca (DEM) diante da pandemia, chamando-a de "um verdadeiro faz de conta". Na avaliação de Dartora, a gestão municipal falha em não oferecer apoio aos pequenos comércios durante o período de medidas mais restritivas, ao não propor políticas para manutenção de empregos e ao permitir que o transporte coletivo circule lotado na cidade.
"Estamos todos cansados deste faz de conta que virou rotina nas ações da Prefeitura de Curitiba", escreveu a vereadora, complementando que "o governo de Curitiba precisa exercer a liderança necessária para garantir mais vacina" para a população curitibana.
Fonte: BdF Paraná
Edição: Lia Bianchini