Começa neste domingo (13), às 18h, em Brasília, a 47ª edição da Copa América, com sede no Brasil e jogos em Brasília, Cuiabá, Goiânia e Rio de Janeiro. O jogo de abertura será entre Brasil e Venezuela, no Engenhão, no Rio, mas para o campeonato que é sempre motivo de celebração para o povo brasileiro que ama o futebol, o cenário deste ano é outro.
A Copa América só está acontecendo no Brasil porque dois outros países que deveriam sediar o evento - Colômbia e Argentina - desistiram de última hora. O motivo para isso, em uma palavra: pandemia.
O Brasil, então, achou por bem tomar para si a tarefa, sem que tenha feito qualquer planejamento prévio para tanto. Além, é claro, dos quase 500 mil mortos em sua lista de vítimas fatais do vírus e das decisões que tomam as autoridades federais responsáveis pelo seu combate.
::O "clima" da Copa América: delegação infectada, vacinação realocada e protestos::
Assim, começa neste domingo a Copa América, com as arquibancadas vazias, em meio a críticas, protestos, ameaça dos jogadores da seleção de não entrar em campo e até ações judiciais.
Autorizar ou não autorizar, eis a questão
A confirmação da Copa América veio em 31 de maio deste ano. Desde então, a realização do evento foi colocada em xeque devido ao colapso na saúde, que o país enfrenta. Três ações chegaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o evento fosse cancelado no Brasil. Na última última quinta-feira (10), quatro dias antes do início do torneio, a corte suprema do país decidiu por sua própria incompetência (processual) para decidir se um campeonato de futebol pode ou não acontecer no país.
O Supremo proferiu decisão no serntido de exigir que o poder público planeje e cumpra medidas sanitárias para evitar os riscos de contaminação da covid-19, sob pena de multas e eventual responsabilização dos culpados...
Já nas cortes estaduais de Justiça de cada sede da Copa, há ações das promotorias estaduais tentando interromper o torneio, que seguira sob insegurança jurídica até o seu final.
::Deputada vai ao MP por nova ação judicial para barrar Copa América no Rio de Janeiro::
De qualquer forma, no que se refere a futebol, o Brasil é franco favorito na partida deste domingo, contra uma seleção que jamais venceu a competição, e também um dos favoritos para a conquista da Copa.
O técnico Titi praticamente não teve problemas para montar a equipe da Copa América. Dos atletas habitualmente convocados, somente o lateral Daniel Alves, que se recupera de lesão, não foi chamado. Danilo e Emerson são as opções para o lado direito do setor defensivo.
Edição: Vinícius Segalla