A queda do homem apontado como inimigo número um do meio ambiente no Brasil, o ex-ministro Ricardo Salles, gerou forte repercussão nas redes sociais.
Apadrinhado político do ex-governador de São Paulo Geraldo Alkmin (PSDB) e aliado fiel do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o pedido de demissão do autor do termo "passar a boiada" agradou boa parte dos internautas e virou notícia também no exterior.
Veja a repercussão:
Guilherme Boulos (PSOL) comemorou, mas ponderou que a queda do ex-ministro não é suficiente.
Ricardo Salles, o ministro da boiada, caiu. Agora falta cair seu chefe.
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) June 23, 2021
Satisfeito, o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, economizou as palavras.
Já vai tarde! 👋🏼https://t.co/2qlC9CAlPq
— Randolfe Rodrigues 💉👓 (@randolfeap) June 23, 2021
A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) relembrou, sem citar nomes, a fuga do ex-ministro Educação Abraham Weintraub, que hoje vive nos Estados Unidos.
URGENTE
— Erika Kokay (@erikakokay) June 23, 2021
Alvo de investigação por contrabando de madeira da Amazônia, Ricardo Salles pede demissão. Não podem deixar ele fugir do Brasil.
Jandira Feghali, deputada pelo PCdoB do Rio de Janeiro, preferiu não demonstrar otimismo e ressaltou a continuidade da política antiambiental do governo Bolsonaro.
Que bom que Ricardo Salles pediu demissão e saiu do Ministério do Meio Ambiente. Que péssimo vai entrar alguém tão ruim quanto ele. Trocaremos seis por meia dúzia. O Governo Bolsonaro não cede um milímetro em seu projeto de destruição do Brasil.
— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) June 23, 2021
Entre os céticos, também está o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS). Para ele, tudo pode se tratar de um cortina de fumaça.
Estratégia clara para mudar o foco da pauta: Salles deixa o cargo no dia em que vem à tona o caso da Covaxin. Weintraub deixou o cargo quando Queiroz foi preso na casa do advogado dos Bolsonaro, Wassef. Milicianos querem dividir as manchetes de novo #ForaBolsonaro #ForaGenocida
— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) June 23, 2021
Comemoração também do humorista Gregório Duvivier, que soube da notícia pela televisão.
Que plantão da globo delicioso. Agora é #SallesNaCadeia! pic.twitter.com/n2rNW5eE0f
— Gregorio Duvivier (@gduvivier) June 23, 2021
À frente de uma grande mobilização em curso no Congresso Nacional, a articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) classificou Salles como um dos "capitães da agenda anti-indígena".
Um dos capitães da agenda anti-indígena pediu pra sair!
— Apib Oficial (@ApibOficial) June 23, 2021
Ricardo Salles não é mais ministro do meio ambientehttps://t.co/ysX4cBu6Tr
Uma das maiores agências de notícias do mundo, a Agence France-Presse (AFP) lembrou o envolvimento do ex-ministro em um suposto esquema de extração ilegal de madeira.
#BREAKING Brazil's controversial Environment Minister Ricardo Salles announced his resignation just over a month after the Supreme Court ordered an investigation into allegations he was involved in a timber trafficking scheme pic.twitter.com/ChPCPBtanr
— AFP News Agency (@AFP) June 23, 2021
O correspondente da Reuters, Fábio Teixeira, também ressaltou a continuidade da agenda contrária ao meio ambiente, agora representada pelo sucessor de Salles, o ruralista Joaquim Álvaro Pereira Leite.
Ricardo Salles, Brazil's Environment Minister, resigns. He was widely considered to be responsible for weakening the country's fight against deforestation. No, the change does not mean that Bolsonaro's policies for the environment will change. https://t.co/icHbeUM1La
— Fabio Teixeira (@ffctt) June 23, 2021
E, como o "papel aceita tudo", Rodrigo Constantino descreveu Salles como um herói da "resistência".
Ricardo Salles peitou ONGs safadas, ambientalistas xiitas, globalistas poderosos, grupos muito organizados e com interesses obscuros em nossos recursos naturais. Resistiu bastante até.
— Rodrigo Constantino (@Rconstantino) June 23, 2021
A cantora Anitta disse que o meio ambiente agradece pela saída Ricardo Salles.
O meio ambiente agradece. Fora Salles é real.
— Anitta (@Anitta) June 23, 2021
A atriz Leandra Leal celebrou e pediu por justiça pelo atos cometidos por Salles.
Ricardo Salles exonerado e eu já to ansiosa pra vê-lo ir direto para o lugar em que merece: preso!
— Leandra Leal 🇧🇷🏴 (@leandraleal) June 23, 2021
A atriz Letícia Spiller também celebrou a saída de Salles do comando do meio ambiente.
Vai tarde #ForaSalles
— leticia spiller (@leticiaspiller) June 23, 2021
Edição: Vivian Virissimo