Atores importantes do jogo político começam a fazer movimentos pelo afastamento de Bolsonaro.
O destempero do presidente Jair Bolsonaro, ao atacar a jornalista de uma afiliada da TV Globo em Guaratinguetá, cidade do interior de São Paulo, na última segunda-feira (22) revelou como a pressão gerada pela CPI da Covid, um escândalo de corrupção na compra de vacinas pelo Ministério da Saúde e uma popularidade em baixa, atingiram em cheio o presidente da República. Este é um dos destaques do Programa Tempero da Notícia, desta sexta-feira, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.
Atores importantes do jogo político também começam a fazer movimentos para o afastamento de Bolsonaro da Presidência. Uma entrevista com o vice-presidente, Hamilton Mourão, no meio da programação do Jornal Nacional, sinalizou para muitos uma nova saída encontrada pela burguesia nacional: isolar Bolsonaro e criar espaço para uma terceira via, que tenha condições de concorrer com o ex-presidente Lula.
Um dos motivos é a tendência de alta de Lula nas pesquisas eleitorais para o pleito de 2022. Um levantamento divulgado pelo Ipec, agência de pesquisa formada por ex-integrantes do Ibope, nesta semana aponta uma vitória do ex-presidente no primeiro turno da disputa contra Bolsonaro. O ex-presidente, que teve seu processo anulado por conta da suspeição de Moro também nesta semana, aparece com 49% das intenções de voto. Bolsonaro soma 23%.
O ex-juiz Sergio Moro volta ao quadro Panela de Pressão desta semana. Com a decisão dos últimos votos no STF - dos ministros Luiz Fux e Marco Aurélio Mello - Moro foi definitivamente julgado como suspeito no caso que investiga o Triplex do Guarujá, que segundo às investigações, fora oferecido a Lula em troca de vantagens com empreiteiras. O ministro do STF, Gilmar Mendes, também estendeu a suspeição de Moro a todos os processos em que o ex-juiz atuou contra Lula. Uma derrota para o ex-super ministro de Bolsonaro
Na Sobremesa da semana, Rodrigo Vianna traz a série islandesa Trapped. Com exibição na Netflix, a trama conta a história de um crime sem respostas, que acontece em uma pacata cidade islandesa, de 2 mil habitantes.
Onde ouvir e assistir
O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube e na TVT.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: José Eduardo Bernardes