É uma espécie de carbonara de arroz, mas sem o bacon ou panceta, que também podem ser usados
O Comida de Verdade da semana ensina a aproveitar o arroz, o grão "queridinho" da cozinheira Letícia Massula.
"E arroz bom, desses orgânicos, de safra recorde, a gente não perde nenhum grão. O que sobra a gente sempre reaproveita em mil receitas deliciosas", salienta a chef.
Aprenda também: Panela de legumes recheados com arroz e carne moída à moda do mediterrâneo
Um exemplo desse reaproveitamento de arroz indicado pela Cozinha da Matilde junta ovos com outros ingredientes comuns que ficam na geladeira.
"É uma espécie de carbonara de arroz, mas sem o bacon ou panceta, que também podem ser usados, mas eu prefiro essa opção vegetariana que arremato com abobrinha batida e ora-pro-nobis.
Ingredientes
- 2 xicaras de arroz dormido;
- 3 colheres (sopa) de manteiga;
- 1 punhado de talo de cebolinha laminado;
- ½ xícara de água;
- 1 abobrinha batidinha ou ralada;
- 1 xícara de folhas de ora-pro-nobis (pode ser substituído por espinafre, escarola, rúcula ou a folha que você tiver);
- ½ xicara de queijo ralado;
- 2 a 3 ovos;
- 1 punhado de cebolinha verde;
- para finalizar, sal, pimenta do reino e pimenta seca à gosto
Modo de fazer
Solte bem o arroz com as mãos, evitando grumos. Sue os talos de cebolinha na manteiga com uma pitada de sal. Junte o arroz e misture bem, deixando ele aquecer. Junte a água, misture bem, abaixe o fogo e deixe dois minutos tampado pra hidratar e amaciar os grãos.
Junte a abobrinha e as folhas de ora-pro-nobis, misture bem, ajuste o sal e tempere com as pimentas. Junte os ovos batidos e apague o fogo, misturando bem os ovos ao arroz, cozinhando-os no calor residual, formando um arroz cremoso. Junte o queijo, misturando. Passe para o prato e finalize com a cebolinha e mais pimenta seca se for do seu gosto.
Dicas
Congelar arroz: é possível congelar as sobras de arroz para fazer essa e outras receitas de reaproveitamento. Para usar basta deixar descongelar na geladeira.
Arroz na geladeira: vou repetir essa dica porque é importante: nunca deixe arroz fora da geladeira, o que não consumir guarde na geladeira ou congele. O arroz perece muito rápido em temperatura ambiente.
Água e calor para amaciar o grão: o arroz agulhinha longo, quando esfria. endurece. Assim, sempre que for reaproveitar o arroz, é importante aquecer e juntar um pouco de água para o grão voltar a ficar macio.
Abobrinha batida: para dar um toque especial ao arroz, podemos juntar abobrinha batida, igual se fazia antigamente, na mão, batendo com a faca. Você pode ralar – e no lugar da abobrinha pode usar o que tiver na geladeira, a ideia é aproveitar tudo!
Ora-pro-nobis: para quem não conhece, essa folhinha é uma Planta Alimentícia Não-convencional (PANC), muito rica em ferro e muito usada na culinária mineira.
Ovo - apaga o fogo: a dica de ouro dessa receita é apagar o fogo assim que juntar os ovos, que devem cozinhar no calor residual, ao serem misturados, resultando em um arroz cremoso... ai junta queijo, cebolinha e está pronto!
Sobras: é só fritar as colheradas de arroz no dia seguinte, e o reaproveitamento pode ser feito em bolinhos.
Aprenda também: Para abrir o mês junino: aprenda a fazer canjica (mungunzá) doce com coco
Para saber mais receitas incríveis como essa, acesse o site Cozinha da Matilde da cozinheira Letícia Massula.
Edição: Daniel Lamir