COVID-19

Desigualdade: 23% da população mundial tem apenas a 1ª dose da vacina

Dados mostram que apenas 0,9% das pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina em países de baixa renda

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Apenas três bilhões de doses foram aplicadas em um bilhão de pessoas das 7,7 bilhões no mundo até o dia 29 de junho
Apenas três bilhões de doses foram aplicadas em um bilhão de pessoas das 7,7 bilhões no mundo até o dia 29 de junho - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A pandemia do novo coronavírus escancarou a desigualdade que a população mundial vive. Em relação à vacinação, pouco mais de 23% das pessoas no mundo receberam a primeira dose do imunizante.

De acordo com o projeto Nosso Mundo em Dados, apenas três bilhões de doses foram aplicadas em um bilhão de pessoas até o dia 29 de junho. A população mundial atualmente é de 7,7 bilhões. Em países de baixa renda, a situação é mais grave, dados mostram que apenas 0,9% das pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina.

:: Perdeu o prazo para tomar a segunda dose da vacina? Saiba o que fazer ::

Tedros Adhanom, chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), já alertava sobre a situação em abril de 2021. “Continua existindo um desequilíbrio chocante na distribuição global de vacinas. Em média, nos países de alta renda, quase uma em cada quatro pessoas recebeu a vacina”, afirmou.

De acordo com a Economist Intelligence Unit, as tendências mostram que muitos países não verão um número grande de sua população vacinada antes de 2023.

 

Edição: Rebeca Cavalcante