O senador Renan Calheiros, relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, disse que vai convocar o ministro Onyx Lorenzoni, da Secretaria-Geral da Presidência, para depor. Ele afirmou que o ministro apresentou documento falso e mentiu durante um pronunciamento que fez no mês passado em defesa do presidente Jair Bolsonaro.
O presidente teve seu nome envolvido em suspeitas de uma compra ilegal da vacina Covaxin. De acordo com o deputado Luis Miranda e seu irmão, que é servidor do Ministério da Saúde, Bolsonaro foi comunicado pelos dois sobre situação suspeita na transação e não fez nada a respeito.
:: Elcio Franco é principal nome a ser indiciado pela CPI da Covid, aponta senador ::
A fala de Calheiros sobre a situação aconteceu nesta sexta-feira (9), durante depoimento do técnico William Santana. Ele disse, durante suas explicações, que não viu os documentos exibidos por Lorenzoni na coletiva que deu.
"Peço a imediata convocação do ministro Onyx Lorenzoni para esta Comissão, para que ele venha depor sobre o crime de falsidade ao exibir, perante a Nação, para confundir a investigação desta Comissão Parlamentar, um documento que sequer existe", disse o senador.
Edição: Rebeca Cavalcante