O estudo mostra que 48% dos 24,3 milhões de brasileiros que trabalham por conta própria têm renda mensal inferior a mil reais, valor abaixo do salário mínimo que hoje chega a R$ 1.100.
Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pelo projeto Reconexão Periferias, da Fundação Perseu Abramo, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina e pela Rede Brasil Afro Empreendedor
Outro dado da pesquisa diz respeito à informalidade: 77% dos trabalhadores por conta própria atuam na economia informal, enquanto apenas 23% possuem CNPJ.
Segundo Patrícia Pelatieri, diretora técnica adjunta do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a renda média dos trabalhadores brasileiros já é baixa, mas a falta de vínculo empregatício é um agravante.
A pesquisa também levanta dados sobre a questão de gênero e raça entre os trabalhadores por conta própria: 54% dessas pessoas são mulheres e homens negros, que desempenham, na maior parte dos casos, atividades da construção civil, serviços de alojamento e alimentação e comércio.
Marilane Teixeira, economista e pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) da Universidade de Campinas (Unicamp), explica que essa realidade "tem origem no racismo e no sexismo que estruturam a sociedade". A economista acrescenta ainda que esse cenário confronta a ideia que associa o trabalhador por conta própria ao empreendedorismo.
*Com informações de Júlia Pereira.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos