A canção “Pelos outros” é a nova composição de MC Abel. O single fala de solidariedade e resistência nestes tempos em que as condições mentais, sociais e econômicas da população pioraram. As ações de solidariedade do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Paraná, em especial a ação Marmitas da Terra, foram inspiração para o artista catarinense e fazem parte do vídeo da música, lançado nas plataformas virtuais na quarta-feira (14).
O jazz rap, com elementos sutis de funk, produzido por Zinho Beats, cria uma atmosfera leve para que o MC desenrole as ideias, baseadas em Lucas 3:11: “Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira.”
::MST doa 1 milhão de marmitas e 5 mil toneladas de alimentos durante a pandemia::
Para complementar a visão, Eduardo Moreira, do instituto Conhecimento Liberta, eleito um dos três melhores economistas do Brasil em 2016, observa na introdução que “a verdade é que ninguém se salva sozinho. O carro que tu anda, a casa onde tu mora, a roupa que tu veste tem o suor de quem anda a pé, passa frio e vive no perigo. A miséria do irmão é o espelho do que a gente carrega no peito.”
Leia mais: Marmitas da Terra faz 1 ano com distribuição de 55 mil refeições em Curitiba e região
A fonte de inspiração para que Abel amarrasse seus pensamentos foi um projeto do MST do Paraná, com doações de alimentos e produção de marmitas. “No meio do processo, por indicação de um grande amigo, conheci o trabalho do MST do Paraná. Através do ‘Marmitas da Terra’, eles distribuem marmitas feitas com alimentos da Reforma Agrária para pessoas em situação de vulnerabilidade, desde o início da pandemia. Cerca de 1,1 mil pessoas são assistidas por semana, e achei incrível o trabalho. Parecia que a música tinha sido feita e pensada a partir do que vi ali”, explica.
Por essa conexão, o vídeo gravado em estúdio sob a direção de Gabriel Silva, fotografia de Renan Bett e edição/pós-produção de Taysson Bett tem projeção de imagens das ações, cedidas pelo próprio MST em Curitiba. Sobre todo o conjunto da obra realizada, Abel revela que “esse é um dos meus trabalhos que mais me tocou até hoje. Não é sobre mim. É um convite a olharmos à nossa volta, o nosso amor a Deus se torna efetivo quando amamos o próximo.”
Ações de solidariedade do MST
As famílias Sem Terra do Paraná partilharam mais de 700 toneladas de alimentos saudáveis desde o início da pandemia - de março até agora. Foram pelo menos 120 ações de doação de alimentos in natura e industrializados, com participação de mais de 60 acampamentos e 130 assentamentos do estado.
Desde maio de 2020, o MST também coordena a ação Marmitas da Terra, que produz e distribui refeições a pessoas em situação de rua e moradoras da periferia de Curitiba e Região Metropolitana. Pelo menos 1,1 mil marmitas são doadas todas as quartas-feiras, num total de mais de 65 mil refeições até agora, produzidas principalmente com alimentos vindos de áreas da Reforma Agrária.
A iniciativa envolve um coletivo de cerca de 180 militantes voluntários. Além da produção das marmitas, o grupo realiza mutirões semanais de plantio, manejo e colheita de alimentos no assentamento Contestado, na Lapa. A ação mantém uma campanha permanente de arrecadação de recursos para continuar as iniciativas. Veja como contribuir.
As ações fazem parte da campanha nacional do MST. Em todo o país, já foram partilhadas mais de cinco mil toneladas de alimentos e um milhão de marmitas.
O single “Pelos Outros” está disponível nas plataformas de música digital e o vídeo pode ser assistido no YouTube.
Fonte: BdF Paraná
Edição: Lia Bianchini