O Comida de Verdade desta semana ensina a preparar o típico falafel, mas com o detalhe de ser sem glúten. As dicas são da cozinheira Sayonara Salum e trazem uma ótima opção de prato nutritivo, saboroso e fácil de fazer.
A receita é simples e com poucos ingredientes, mas vale atenção a alguns detalhes, como preparar com um processador, ao invés de um liquidificador, possibilitando mais praticidade, de acordo com a cozinheira.
Aprenda também: Cozinha latino-americana: Aprenda a fazer tortilla de banana com salsa tostada
Ingredientes
- 250g de grão de bico;
- uma cebola;
- dois dentes de alho;
- uma xícara de salsinha picada;
- 10 folhas de hortelã;
- cominho;
- sal;
- pimenta;
- bicarbonato de sódio;
- farinha de aveia (ou farinha de quinoa ou amido de milho);
Aprenda também: Panela de legumes recheados com arroz e carne moída à moda do mediterrâneo
Modo de preparo
Comece a receita um dia antes de servir. Isso porque o grão-de-bico é preparado cru e precisa ficar 12 horas de molho, sendo hidratado. Deixe-o em um recipiente com "dois dedos" de água acima da porção.
Dica: coloque o grão-de-bico de molho antes de dormir. Continue a receita no dia seguinte.
Escorra a água do grão-de-bico e coloque para secar em um pano de prato ou numa folha de papel. Deixe secar bem. Enquanto isso, corte uma cebola, pode picar grande; 2 dentes de alho; uma xícara de salsinha picada, sem aquele talo grosso. Pique e coloque 10 folhas de hortelã.
Dica: descartar o talo grosso da salsinha evita o acúmulo de água neste momento.
Separe a metade do grão-de-bico e comece a processo pelo tempo de 2 a 3 minutos. Depois se coloca novamente o restante do grão-de-bico e acrescenta salsinha e hortelã para um novo processamento. O preparo vai ficar com uma consistência de farofa, ao invés de um liga ou uma pasta. Deixe o forno pré-aquecendo a 180º.
Dica: apesar de qualquer sensação, a aparência como uma farofa indica que o processo está no caminho certo.
Depois de processar bem os ingredientes, coloque o preparo num refratário e acrescente outros temperos. Insira meia colher de cafezinho de cominho; sal e pimenta à gosto; além de meia colher de cafezinho de bicarbonato de sódio.
Dica: o bicarbonato de sódio traz uma função mais aerada no bolinho.
Coloque também de 3 a 4 colheres de farinha de aveia, podendo ser também farinha de quinoa ou amido de milho nessa função. A versão da receita é sem glúten e assada, então precisa dessa liga. Está pronta a massa. Mexa bem e prepare a forma. Para isso, unte com azeite e forme os bolinhos do seu jeito.
Dica: é recomendado deixar os bolinhos um pouquinho grossos, porque por dentro ficam mais macios. Além disso, depois de montar um bolinho, passe farinha de linhaça para deixa-los crocantes.
Aprenda também: receita "mágica" da sopa portuguesa de pão com ovo
Coloque no forno pré-aquecido por 30 a 40 minutos e na metade desse tempo vire o bolinho para assar do outro lado. A receita vai estar pronta para ser degustada como petisco, junto com um molhinho de tahine ou pode colocar dentro do pão árabe com uma salada. Pode acompanhar o próprio almoço, substituindo a carne. Há variedade de degustação muito rica.
Edição: Daniel Lamir